A nova lei crava uma mudança significativa e que os motoristas precisam estar atentos
Gigantes como Uber e 99 são duas queridinhas quando o assunto se trata de serviços de corridas por aplicativo. As companhias acabam sendo a salvação de milhões quando o tempo não é favorável para chegar em determinados locais ou até mesmo por livre escolha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o que muitas pessoas que fazem uso desses aplicativos não sabem é da existência de uma lei já aprovada e que atinge em cheio os motoristas de aplicativo, trazendo uma multa até mesmo para as empresas.
Segundo o G1 Tocantins, por meio de uma nota divulgada no dia (05) de julho de 2023, a prefeitura de Palmas, Tocantins, comunicou a nova lei de regulamentação do transporte por aplicativos na cidade. O texto foi sancionado e mantém a base do anterior, aprovado em 2017.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, ele apresenta pouco avanço no que se refere às demandas das empresas que atuam nesse ramo, como é o caso da Uber e 99.
A nova norma aumenta a burocracia para as empresas que desejam oferecer o serviço de transporte por aplicativos na cidade, exigindo mais procedimentos e documentos, o que atinge em cheio os motoristas das empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, as empresas como Uber e 99 precisam fazer um cadastro na Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP). Vale dizer também que, a identificação dos veículos segue sendo obrigatória.
OUTRA MUDANÇA
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Coveiro responsável por enterrar assassino Lázaro Barbosa faz revelação inédita e perturbadora de velório
● Tchau, Uber: Nova lei trabalhista faz gigante dos apps encerrar atividades em cidade de país
● É oficial: Todos inscritos do Bolsa Família recebem notícia para saque mais desejado agora em dezembro
Além disso, também existe a mudança da capacidade dos veículos, que passa de seis para até oito pessoas, além da idade máxima dos automóveis, que aumenta de sete para dez anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, com a lei em vigor, os automóveis com mais de sete anos precisam passar por vistoria de seis em seis meses. Agora não é mais necessário que os veículos possuam placa de Palmas, o que aumenta as possibilidades de atuação para os motoristas.
As informações do G1 ainda enfatizam que, a nova lei estabelece requisitos obrigatórios aos motoristas, que além da Carteira de Habilitação (CNH), devem possuir curso de formação, certidões negativas e um seguro de acidentes de passageiros.
Já no que se refere uma possível multa, ela será aplicada simplesmente, caso exista o descumprimento das regras e pode gerar uma notificação, retenção do veículo, apreensão de documentos e multas para os motoristas e empresas, com os valores variando segundo a gravidade da infração.
Diante disso, a prefeitura de Palmas, Tocantis, visa a regulamentação do transporte por aplicativo na cidade, garantindo uma maior segurança e qualidade aos usuários e profissionais envolvidos no serviço de gigantes como Uber e 99.
Qual a diferença entre o Uber e o 99?
Uber ou 99 são plataformas de transporte por aplicativo usadas diariamente por milhares de brasileiros. A primeira empresa citada oferece opções premium de viagem nacionais e internacionais. Por sua vez, a 99 foca em serviços econômicos de transporte e entrega no Brasil.