A Uber e a 99 estão com um serviço suspenso na cidade de São Paulo e tudo isso confirmado por um jornal da Globo
Na última segunda-feira (27) a Uber e a 99 tiveram um serviço suspenso na cidade de São Paulo, pegando todos de surpresa.
As duas empresas são as principais de transporte de passageiro por aplicativo e estão tendo que lidar com algumas mudanças nesta semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time do TV Foco especializado em Serviços, a partir de informações do portal ‘G1’, da Globo, traz à tona a suspensão da corrida por moto.
Nos últimos dias, tanto a 99 quanto a Uber bateram o pé e começaram a realizar serviço de corrida de passageiros por moto em São Paulo.
Serviço proibido em São Paulo
- Após um decreto em 2023, a cidade de São Paulo proíbe a corrida de passageiro por moto;
- Isso porque o município conta com muitos acidentes e mortes no trânsito envolvendo esse veículo;
- A ideia é de ter uma trânsito mais seguro e mais vidas salvas, até mesmo com a criação da faixa azul;
- Porém, em outros locais do Brasil, a 99 e a Uber oferecem esse serviço sem problema algum.
Briga na justiça
De acordo com o portal ‘G1’, da Globo, mesmo com o decreto em vigor, a 99 e a Uber passaram a oferecer o serviço em São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, na última segunda-feira (27), o juiz da 7ª Câmara do Direito Público do Tribunal de Justiça, Eduardo Gouveia, determinou a suspensão imediata do serviço.
Apesar disso, o juiz negou a aplicação de uma multa no valor de R$1 milhão por danos morais e crimes de desobediência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, em menos de duas semanas as empresas de aplicativo tiveram que suspender novamente o serviço na maior cidade do país.
O que diz a Prefeitura de São Paulo
Durante uma entrevista, o prefeito Ricardo Nunes revelou que a cidade não está preparada para oferecer esse serviço de maneira segura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Isso vai ser uma carnificina na nossa cidade. 1 milhão e 300 mil motos. A cidade não está preparada. Maior número [de acidentes] de trânsito são por conta de motos”, disse ele.
Em seguida,, trouxe à tona o número de mortes que aconteceram em 2024 e esse número poderia ser ainda maior com o transporte de passageiros.
“Ano passado, 364 pessoas mortas em motos. Isso quer dizer que praticamente todo dia morreu alguém em São Paulo usando moto. E aí vem alguém pra fazer serviço desse sem autorização da prefeitura”, disparou Ricardo Nunes.
Conclusões finais
A Uber e a 99 foram obrigadas a suspender o serviço de transporte de passageiro por moto na cidade de São Paulo.
Isso porque há um decreto da prefeitura, estabelecida por Ricardo Nunes, que não permite esse tipo de serviço no município.
Veja mais matérias sobre a Uber
Quantos motoristas tem na 99?
De acordo com o portal ‘Veja’, a 99 conta com mais de 1,5 milhão de motoristas parceiros e mais de 50 milhões de usuários.