Brasileiros em festas após grandes novidades sobre o Uber, ônibus de graça e passagens de avião por apenas R$200, serem anunciadas
Três novas leis foram aprovadas, trazendo mudanças significativas para a mobilidade e o transporte no Brasil. Entre as novidades, estão a gratuidade no uso de serviços como Uber e ônibus, além de passagens de avião com preços fixos de apenas R$200.
Essas medidas visam facilitar o acesso a diferentes meios de transporte e oferecer uma maior comodidade aos brasileiros, promovendo uma mobilidade mais inclusiva e econômica para todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o G1, desde o dia primeiro de maio desse ano, mulheres vítimas de violência doméstica em Campina Grande, Paraíba, têm acesso a um serviço especial de transporte por aplicativo como a Uber.
Essa medida visa facilitar o deslocamento dessas mulheres para delegacias, defensorias públicas ou audiências, garantindo que elas possam buscar ajuda e proteção.
Para utilizar o transporte gratuito, a vítima deve entrar em contato com a Coordenadoria da Mulher de Campina Grande pelo Whatsapp, através do número 83 99307-8361.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um atendente fornecerá um código que deve ser inserido no aplicativo de transporte. Esse código garante a gratuidade da corrida, permitindo que a mulher se desloque com segurança.
Além da isenção do pagamento, uma equipe da coordenadoria acompanha a vítima durante o trajeto. Esse suporte inclui apoio jurídico e social, reforçando a importância de não enfrentar a violência sozinha e incentivando a busca por ajuda profissional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ônibus de graça
No Brasil, o Passe Livre é regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e garante a gratuidade das passagens de ônibus para idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, e crianças até seis anos incompletos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Portal do Transito, a resolução prevê que em viagens interestaduais, dois assentos gratuitos sejam reservados para esses passageiros, conforme os Estatutos da Juventude e do Idoso.
Para utilizar o Passe Livre, idosos precisam solicitar o “Bilhete de Viagem do Idoso” e apresentar um documento original com foto para comprovar a idade. Pessoas com deficiência também têm direito ao benefício, e a gratuidade se estende a rodovias, ferrovias e barcos.
A comprovação de renda é necessária e deve ser feita por meio de documentação apropriada. Para mais detalhes, é recomendável buscar informações diretamente nos pontos de venda das empresas de transporte.
Jovens de baixa renda devem se inscrever no programa CadÚnico para obter a ID Jovem, que garante acesso ao Passe Livre. Crianças com até seis anos incompletos podem viajar gratuitamente desde que não ocupem um assento.
A ANTT especifica que o benefício se aplica ao transporte coletivo interestadual, oferecendo suporte a uma parcela significativa da população que necessita de assistência.
Voa Brasil
Claro! Aqui estão três parágrafos sobre o programa “Voa Brasil”:
O programa “Voa Brasil” é uma iniciativa do governo federal brasileiro que visa ampliar a conectividade aérea regional no país.
Ele busca promover o desenvolvimento econômico e social por meio da expansão de voos para cidades do interior e regiões remotas. O programa incentiva companhias aéreas a operarem em rotas menos exploradas, facilitando o acesso a serviços, turismo e negócios.
Segundo o UOL, O Voa Brasil começou no dia 24 de julho. Nesta primeira fase, podem adquirir os bilhetes brasileiros aposentados que não tenham feito viagens de avião nos últimos 12 meses.
O programa funciona com base na liberdade de oferta das companhias aéreas, segundo o governo, e que não vai gerenciar rotas, datas, horários e assentos que serão ofertados no programa.
“O Voa Brasil respeita a liberdade tarifária e a autonomia dos inventários de cada empresa aérea (liberdade de oferta)”, afirma o ministério de Portos e Aeroportos em nota.
Como virar motorista Uber?
Para se tornar motorista Uber, é preciso ter um carro que atenda aos requisitos da empresa, apresentar documentos como CNH com observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) e antecedentes criminais, e realizar o cadastro no aplicativo Uber Driver.