Atenção!
Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber confirma 12 alertas para salvar passageiros durante corridas em 2025
23/12/2024 às 15h50
Alertas importantíssimos da Uber chegam para garantir a segurança dos passageiros e serviços e emergência que podem salvar a vida de muitos
Como qualquer plataforma inovadora, a Uber também conta com seus recursos de tecnologia que contribuem para a segurança dos seus usuários durante uma viagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que todas as viagens feitas por meio do aplicativo são registradas por GPS, segundo a própria plataforma.
Portanto, a empresa também disponibiliza uma equipe treinada para atender a qualquer necessidade, denúncia ou reclamação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o que poucos sabem é que a plataforma possui ainda outras ferramentas de segurança que vão desde o compartilhamento de viagens até um canal direto para a polícia.
Desse modo, confira agora os 12 recursos de segurança para usuários da Uber, de acordo com informações do portal Alphaville e Arredores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1. U-Check: verificação de parceiros
Os motoristas parceiros da Uber passam por um processo de cadastro e por diferentes modalidades de verificações que ajudam a confirmar sua identidade antes de aceitar a primeira viagem.
Além disso, para evitar fraudes, a plataforma verifica digitalmente as fotos submetidas pelos motoristas com as fotos arquivadas pela autoridade de trânsito.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Paulistas aos prantos: 3 shoppings de SP têm portas lacradas e extinção devastadora
● Fim das férias e FGTS: Lei trabalhista traz 14 atitudes para demissão por justa causa e perda de 2 benefícios
● Suspensão imediata da CNH e multa de quase R$ 3 mil: Lei de trânsito em vigor chega com 5 alertas em 2024
2. U-Selfie: Foto do motorista
De forma aleatória, o aplicativo pede para que os motoristas parceiros tirem uma selfie, ajudando a verificar a identidade de quem está atrás do volante.
3. U-Acompanha: Compartilhamento de viagem
Os usuários e os motoristas podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem. A ferramenta funciona por meio da Central de Segurança.
4. U-Help: Ligação para a polícia
A função permite ligar diretamente do app para autoridades que operam pelo número 190 em caso de emergência ou situação de risco.
5. U-Áudio: Gravação de áudio
Usuários e motoristas podem utilizar o aplicativo para gravar o áudio da viagem caso não se sintam confortáveis.
Desse modo, o conteúdo pode ser enviado para Uber de forma criptografada através de um relato de segurança e, em caso de necessidade, utilizado para investigações ou compartilhado com autoridades, na forma da lei.
6. U-Ajuda: Checagem de rota
O recurso identifica paradas longas inesperadas, mudanças de rota e viagens encerradas antes do previsto.
Com isso, ele envia uma mensagem automaticamente para o motorista e o usuário perguntando se algum suporte é necessário e os direcionam para as ferramentas de segurança disponíveis.
7. U-Sigilo: Endereço e telefone anônimos
Os números de telefone tanto do usuário quanto do motorista são mantidos em sigilo. Caso um precise contatar o outro, eles não têm acesso às informações de contato e a ligação acontece por intermédio de um servidor da Uber.
8. U-Filtro: Detecção de mensagens inapropriadas
Mensagens enviadas no bate-papo do app que possam ser consideradas ofensivas, de cunho sexual, ou que ameacem a integridade de uma pessoa entram automaticamente em um processo de revisão que pode levar à desativação permanente da conta.
9. U-Código: Verificação de viagens
A ferramenta da Uber de checagem via código consiste em uma senha que é mostrada no app do usuário e precisa ser fornecida por ele ao motorista para que este último possa iniciar a viagem no aplicativo.
10. U-Suporte: atendimento 24 horas
A Uber conta com uma equipe de suporte especializada em segurança, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, que analisa individualmente caso a caso.
11. Registro por GPS
Todas as viagens da Uber têm registro de GPS, do início ao fim, em tempo real. Desse modo, caso qualquer incidente aconteça, todo o trajeto está registrado.
12. Time de Segurança Pública
Formado por ex-policiais, o time trabalha para colaborar com as autoridades de persecução criminal apresentando os recursos de que a empresa dispõe.
Seu trabalho inclui apresentar a forma mais efetiva de as autoridades solicitarem compartilhamento de dados à Uber e indicar os canais existentes para recebimento das demandas da Polícia.
Como ser um motorista parceiro da Uber?
Portanto, agora confira o passo a passo para se tornar um motorista da Uber:
- Cadastre-se e envie sua CNH. Vamos precisar de uma foto de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação “Exerce atividade remunerada – EAR” . …
- Verificação de segurança. Utilizamos as informações da sua CNH para verificar sua elegibilidade na plataforma.
- Envie seu CRLV e baixe o aplicativo.
Contudo, veja também, mais uma notícia envolvendo a UBER CLICANDO AQUI.
Conclusões finais
Em conclusão, com a implementação desses 12 recursos de segurança, a Uber reforça seu compromisso com a proteção de seus usuários e motoristas.
Desse modo, cada ferramenta foi desenvolvida para garantir viagens mais seguras e tranquilas, desde o compartilhamento de informações em tempo real até o suporte 24 horas.
Sendo assim, ao investir em tecnologia e equipe especializada, a plataforma continua inovando e priorizando a segurança, tornando-se uma referência no setor de mobilidade urbana.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.