Procon-SP notifica a plataforma exigindo explicações sobre situação envolvendo greves e paralisação. A seguir, confira todos os detalhes sobre a ação do órgão
Os aplicativos de transportes urbanos têm sido cada vez mais usados pelas pessoas, devido a praticidade, facilidade (pois basta baixar um app), e principalmente pelo conforto e segurança. No Brasil, vale dizer que, uma das plataforma mais famosas, em disparada, é a Uber. Uma verdadeira gigante usada por milhões no nosso país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com toda sua fama no país, o aplicativo é constantemente vigiado pelos órgãos brasileiros, principalmente os que dizem direito a proteção dos consumidores. Inclusive, recentemente, o Procon-SP notificou a Uber do Brasil exigindo explicações sobre a política de preços adotada pela empresa, nos dias em que ocorrem greves e paralisações no transporte público.
Segundo as informações divulgadas no dia 23 de fevereiro pelo portal oficial do Procon-SP, a Uber teve de prestar explicações ainda naquele mês, sobre quais parâmetros são usados para o uso da tarifa dinâmica, detalhando o tipo de ferramenta utilizada e o algoritmo aplicado nos casos concretos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a tarifa dinâmica diz respeito quando os valores das viagens estão um pouco acima dos valores habituais. Acontecendo geralmente em ocasiões específicas e quando mais precisamos. Ocorrendo em um dia de chuva, no horário de rush, ou ainda, em dias de provas, feriados, festas de final do ano, quando há greves nos transportes públicos, entre outros.
Além das explicações sobre os parâmetros usados para a tarifa, o Procon-SP também solicitou que a plataforma encaminhasse uma simulação de um mesmo percurso em situação de normalidade e com a aplicação do preço dinâmico em dias como de greves e paralisações. O órgão de defesa do consumidor, também pediu que a empresa informasse como o consumidor é avisado sobre a aplicação do preço diferenciado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como usar a Uber?
1 – Crie uma conta
Para solicitar uma viagem, você pode usar seu navegador ou o app da Uber. Para baixar o app, acesse a App Store ou o Google Play. Crie sua conta usando seu e-mail e número de telefone.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Despejo de lojistas e portas fechadas: Fim de shopping popular de SP é decretado em 2024 e assusta paulistas
● Comunicado oficial do Bradesco a todos que têm conta-poupança traz 4 alertas emergenciais em novembro
● Bancos emitem comunicado às presas: 4 alertas urgentes para todos que têm conta-corrente e poupança
2 – Informe seu destino
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Abra o app e insira seu destino na caixa “Para onde?”. Toque para confirmar o local de partida e em “Confirmar” de novo para encontrar um motorista perto de você.
3 – Encontre seu motorista
Você pode acompanhar a chegada do seu Uber no mapa. Quando faltarem poucos minutos, espere pelo motorista no local de partida.
4 – Consulte as informações da viagem
Para sua segurança, veja se está entrando no carro certo. Antes de embarcar, confira se o motorista, o modelo e a placa do carro conferem com as informações que você vê no app. Assim que entrar no carro, espere o motorista perguntar o seu nome antes de partir.
5 – Aguarde
Pague quando chegar ao seu destino, sem complicações. As opções variam conforme a região. Use dinheiro ou outra forma de pagamento, como cartão de crédito ou saldo do Uber Cash.
6 – Avalie sua viagem
Conte para a gente como foi a viagem. Você também pode elogiar seu motorista ou adicionar um valor extra no app.