Proibido de vez
“Proibido”: Uber tem fim de serviço crucial em SP e comunicado sobre suspensão entra no meio de jornal da Globo
12/07/2024 às 17h05
Comunicado oficial em São Paulo faz com que a empresa de aplicativo de transportes tome suspensão com anúncio oficial no jornal da Globo
A Uber é uma das maiores empresas de transportes por aplicativo do Brasil, conectando milhares de pessoas aos seus destinos diariamente. O jornal SP1, da Globo, fez um comunicado que deixou todos os morados de São Paulo apreensivos com a decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como muitas pessoas que utilizam a Uber diariamente acompanharam nos últimos anos, o serviço de moto táxi passou a ser comum em São Paulo. Em outros estados, como o Rio de Janeiro, já faz parte até do cotidiano e da cultura da população mas em São Paulo a Uber aplicou isso há pouco tempo.
Alan Severiano paralisou o SP1 para informar que o serviço de moto táxi em São Paulo é estritamente proibido pelo Governo desde o ano passado, mas, ainda é muito comum ver as pessoas utilizando diariamente esse tipo de serviço nas ruas da capital e de seus municípios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Alan Severiano: “O levantamento do SPU mostra que o serviço de mototáxi é proibido em 28 das 39 cidades da Grande São Paulo. Apenas Osasco afirma ter regulamentado esse serviço. Mesmo assim, aplicativos de transporte oferecem corridas de motos para passageiros em várias cidades da região“.
Como a reportagem mostra, é comum encontrar esse tipo de serviço e a própria Globo solicitou via aplicativo o pedido dos motoboys, mas, nenhum aceitou a corrida pois não sabiam que se tratava de transporte de passageiro, e sim, de transporte de encomenda. No aplicativo é sinalizado como ‘Uber Flash’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As prefeituras alegam que não há regulamentação da atividade e que o aplicativo está funcionando de forma clandestina. Por outro lado, as empresas dizem que estão respaldadas por leis federais. O que é importante fazer é que a regulamentação seja feita no âmbito municipal”, afirmou a reportagem.
Na cidade de São Paulo a Prefeitura definiu como proibido o trânsito de motos como aplicativo de transportes de passageiros, no final do ano passado. A Prefeitura informou que irá “discutir sobre como a atividade pode ser oferecida de forma legal e com a maior segurança possível para todos os envolvidos”
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 190BI: Tarcísio anuncia novas linhas de Metrô em SP para salvar paulistas a partir de 2025
● Tarcísio ciente: Metrô de SP crava fim de serviço vital e substituto é convocado: “A partir do dia 20”
● Decreto de Tarcísio em SP traz fim de uma era na linha 1-Azul do metrô e gera tensão em paulistas
Na reunião, a Uber afirmou que a modalidade de viagens de moto para passageiros ainda não está em funcionamento na capital. No entanto, o g1 conseguiu solicitar diversas corridas do tipo pelo aplicativo.
Em nota, a Uber afirmou que “a modalidade ainda não está disponível em todos os horários e regiões das cidades”. Disse também que os motociclistas que realizam entregas pelo Uber Flash podem se cadastrar na categoria Uber Moto, mas isso não quer dizer que todos os parceiros de Uber Moto realizam entrega, e vice-versa.
Comunicado da Prefeitura de São Paulo
“A Prefeitura de São Paulo irá suspender, temporariamente, a utilização de motocicletas para o transporte remunerado de passageiros por aplicativos.
A determinação consta do decreto do prefeito Ricardo Nunes, que será publicado neste sábado (7) no Diário Oficial.
A segurança dos motociclistas, a redução no número de acidentes fatais no trânsito e o impacto no sistema público de saúde são preocupações do prefeito Ricardo Nunes indicadas no decreto.
A redução no número de óbitos por sinistros no trânsito consta, inclusive, como meta 39 do Programa de Metas da Prefeitura.
O objetivo é reduzir o número de casos fatais por 100 mil habitantes, que, em dezembro de 2021, indicava 6,21 para 4,5 em 2024.
A administração já adota diversas ações de segurança voltadas aos motociclistas, como a Faixa Azul, instalada na Avenida 23 de Maio e na Avenida Bandeirantes.
A partir da proibição, em decreto, um Grupo de Trabalho será formado para debater o tema com representantes da Secretaria da Casa Civil, da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) e da empresa Uber. O objetivo será discutir sobre como a atividade pode ser oferecida de forma legal e com a maior segurança possível para todos os envolvidos.
Os representantes vão analisar o serviço, que ainda depende de regulamentação municipal, com base em estudos e dados, e contará com a ampla participação de empresas interessadas, especialistas e representantes da categoria.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicou um número de 402 vítimas fatais por acidentes de motocicletas em 2020.”
Comunicado da Uber
“As viagens de Uber Moto seguem as regras federais para o transporte privado individual de passageiros, com base na Lei 13.640/2018 e na PNMU, a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
A Uber esclarece que o funcionamento de Uber Moto tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo não foi alterado, e que a modalidade ainda não está disponível em todos os horários e regiões das cidades, já que a plataforma expande a operação na medida em que equilibra a oferta de motociclistas parceiros disponíveis com a demanda de usuários.
Embora seja uma novidade nessas duas capitais, o Uber Moto foi lançado no país em 2020 e tem sido um produto com uma aceitação excelente nas mais de 160 cidades em que já está presente, incluindo as regiões metropolitanas paulistas e fluminenses que, desde o fim de 2021, têm as viagens com moto pela plataforma. Vale esclarecer também que, assim como viagens de UberX e de táxi são coisas diferentes, Uber Moto e mototáxi são modalidades distintas.
Ao longo desses mais de dois anos de funcionamento no país, o Uber Moto comprovou o seu potencial de facilitar a vida das pessoas, a um preço acessível, oferecendo mais uma opção de deslocamento e de complementaridade da malha de mobilidade urbana. A modalidade oferece também uma nova possibilidade de ganhos para os parceiros que utilizam a plataforma.
Milhões de brasileiros se deslocam todos os dias utilizando motos – próprias ou de terceiros, dirigindo ou como passageiros. A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) estimava uma frota de mais de 30 milhões de motos até o final de 2022.
Ao fazer viagens de Uber Moto, usuários e motoristas parceiros têm à sua disposição os já conhecidos recursos de segurança oferecidos pela plataforma, como o seguro de acidentes pessoais e materiais educativos e podcasts preparados por especialistas em segurança viária. Os conteúdos trazem medidas de segurança com relação ao uso correto do capacete, postura adequada na motocicleta e o respeito rigoroso às normas de trânsito, entre outros temas.
A Uber cumpre a Lei, defende a coexistência de novas opções de mobilidade trazidas pela tecnologia para o benefício de todos e segue à total disposição dos municípios para debater, dialogar e contribuir para a construção de um eventual marco regulatório para essa modalidade, assim como faz em diversas cidades por todo o Brasil.”
COMO FUNCIONA O UBER MOTO?
No site da Uber, eles dizem o seguinte: “O aplicativo da Uber Moto é o mesmo dos motoristas de carro e é preciso apenas verificar se o serviço está disponível na sua cidade! Existe também a modalidade Flash para entregas de objetos pessoais e mercadorias“
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]