ALERTA!

Última atualização do 14º salário do INSS chega a aposentados por Jornal da Record

26/09/2024 às 9h51

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Atualização do 14º salário é noticiada por jornalístico da Record (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/INSS/Record)

Atualização do 14º salário do INSS traz alerta aos aposentados e pensionistas em todo país através do Jornal da Record

A pauta do 14º salário do INSS continua sendo um dos motivos de debate entre muitos aposentados e pensionistas, além de trabalhadores CLT e isso se alastra desde o ano de 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, mesmo com o passar do tempo, muitos aposentados e pensionistas ainda alimentam esperanças de receber o benefício.

O 14º salário, proposto no Projeto de Lei nº 4.367/20, prevê um abono extra para auxiliar os segurados a lidar com despesas de fim de ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Passou na Record!

Inclusive, no ano de 2022, o Jornal da Record chegou a noticiar que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ainda analisava a proposta.

O deputado Ricardo Silva, defendia pela sua implementação, sujerindo que o financiamento viria de um aumento temporário de 25% na contribuição previdenciária do setor de petróleo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, o projeto implicaria em uma despesa de R$ 50 bilhões, o que inviabilizou ainda mais a sua execução, especialmente com a atual redução de gastos do governo, como podem ver por desse link*.

Segundo a projeção do parlamentar, a fonte da receita se trataria de um aumento temporário, em aproximadamente 25% da contribuição da Previdência sob o lucro liquido do setor do petróleo.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Atualização

Já o R7, portal da Record, trouxe à tona uma atualização que indica com todas as letras que esse tão aguardado projeto está bem longe de se concretizar de fato:

  • Em março do ano de 2023, o Governo Lula confirmou através de um anúncio que o abono seria de difícil execução;
  • A última movimentação foi em junho de 2022, sem uma data definida para análise na Câmara e no Senado.
  • A incerteza quanto à aprovação e a espera prolongada geram ainda mais ansiedade entre os beneficiários que aguardam por essa injeção financeira.

Vale lembrar que o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, concedeu com exclusividade ao jornal O GLOBO, aonde deixou claro que o 14º salário é de difícil execução:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta“.

Cuidado com as desinformações!

De acordo com o portal Senado, circulou através das redes sociais a ideia de que projeto seria votado ainda no mês de março de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém essa INFORMAÇÃO É FALSA!

Além disso vale considerar dois pontos:

  • Caso haja aprovação, o projeto ainda teria que seguir para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
  • O pagamento do 14º salário só começaria a ser executado nas contas no próximo ano de 2025.

Quem tem direito ao 14º salário?

De acordo com o portal Meu Tudo, o 14º salário é destinado a aposentados e pensionistas do INSS que já recebem o 13º salário, com valores calculados de acordo com a faixa de renda.

Ou seja, a não ser que algo mude, quem recebe pelo BPC está fora da lista, uma vez que o benefício tem caráter social.

Considerações finais:

Sendo assim, apesar de toda esperança que acerca o pagamento do 14º salário, aposentados e pensionistas do INSS precisam lidar com a possibilidade do projeto não sair do papel.

Porém, uma alternativa é buscar por outros direitos que possam vir a somar ao valor pago pela Previdência Social, como podem ver por aqui*

🚨 Gusttavo Lima foragido + Deolane sai 'pobre' da cadeia + Agress@o nos bastidores de TV  

14º Salário
Abono do 14º salário
INSS
Previdência Social

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.