O 14° salário do INSS é um dos abonos mais aguardados pelos aposentados e pensionistas, e muitos sonham com o dinheiro conta
Há quase três anos, o projeto de lei do 14º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está aguardando aprovação. Essa bonificação extra foi proposta para estimular a economia dos aposentados e pensionistas que tiveram seu 13º salário antecipado durante a pandemia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a antecipação do 13º salário também ocorrendo neste ano, renovam-se as esperanças de que o pagamento do 14º salário possa se concretizar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
14° SALÁRIO
O PL 4367/20 foi apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT) em agosto de 2020. Naquele ano, o 13º salário dos aposentados e pensionistas foi antecipado pela primeira vez, nos meses de maio e junho.
Com isso, surgiu um novo interesse em garantir o 14º salário para os beneficiários do INSS. Essa proposta visa assegurar uma fonte adicional de renda no final do ano, especificamente em meados de dezembro, para auxiliar no orçamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Passados quase três anos desde a apresentação inicial do projeto de lei, os aposentados e pensionistas ainda aguardam uma decisão do governo. Agora, o benefício deveria ser concedido de forma retroativa aos anos de 2020 e 2021, quando o Brasil enfrentou a fase mais crítica da pandemia, período em que o pagamento do 14º salário deveria ter sido realizado.
Embora tenha havido progresso na Câmara dos Deputados, em junho de 2022, a proposta voltou à estaca zero. Isso ocorreu porque o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), retirou o projeto da pauta de votação e designou seu encaminhamento para uma Comissão Especial. Desde então, o assunto do 14º salário do INSS permaneceu estagnado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É improvável que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) libere o pagamento do 14º salário do INSS, pois seria necessário encontrar espaço no orçamento capaz de beneficiar todos aqueles que tiveram o 13º salário antecipado nos anos de 2020 e 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE