Uma Breve Reflexão Sobre o Ibope – Por Arthur Vivaqua
06/02/2012 às 16h50
Por: TV em Foco
O VALOR DE UM PONTO
Literalmente falando, 1 Ponto de Ibope equivale a 58.000 domicílios da Grande SP.
Analisado em sua essência, porém, 1 Ponto de Ibope representa algo que vai muito além de um número.
Por trás dos números, há pessoas.
Sustentando os Pontos, há indivíduos.
Soterrado pelo Ibope, há telespectadores.
E o telespectador, aquele que deveria ser o verdadeiro Protagonista da TV, tornou-se um mero coadjuvante em meio à Batalha pelo Ibope.
O SIGNIFICADO DE UM PONTO
Um bom Ibope não é sinônimo de um telespectador satisfeito.
Ibope baseado em polêmicas e tragédias é uma conquista passageira.
São Pontos estilo “Primeiro Beijo”: Ocorre apenas uma vez na vida.
Ao investir no “Ibope de Agora”, as Emissoras se esquecem do “Telespectador de Amanhã”.
A REALIDADE DE UM PONTO
Os Pontos foram reduzidos a meros… Pontos!
Eis a triste realidade da TV brasileira:
Indivíduos se tornaram Números.
A Arte virou Comércio.
E a TV, ex-entretenimento, converteu-se em “business”.
Business frio, automático e cada vez mais distante de seu verdadeiro alvo: O telespectador.
O VERDADEIRO PONTO
O verdadeiro Ponto é aquele que vem de um telespectador fiel.
Da moça que ama sua novela.
Da criança que admira seu apresentador preferido.
Do homem que se sente servido pelo seu telejornal.
O Ponto realmente valioso é aquele que é conquistado, cativado, querido e não simplesmente obtido.
O SUADO PONTO
Neste ponto, o Ponto das pequenas emissoras merece aplauso.
O Ponto da Gazeta, Cultura, MTV, Record News & Cia valem, em sua essência, mais do que os habituais 30 Pontos da Globo.
Digo isto porque se a Globo paralisar sua imagem no bico do Louro José durante 24 horas, sua Média Dia ainda ficará acima de 20 Pontos.
Estes são “Pontos Automáticos”, conquistados pela competência, mas já consolidados.
Os Pontos das “Nanicas”, porém, demandam suor e, repito, valem mais.
Valem mais porque representam um grupo pequeno, porém fiel, de fãs das respectivas Emissoras.
O NOME DO FILME
E, assim, esta Guerra de Egos chamada Televisão protagoniza o filme Indiana Jones e os Caçadores dos Pontos Perdidos.
O final do filme não importa. Seus atores só querem saber quanto ele dará de Ibope…
Twitter: @ArthurVivaqua
E-Mail: [email protected]
A “Culpa” é minha -> As opiniões expressas nesta Coluna não refletem a opinião do Site TV Foco
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE