Tudo sobre a volta de um dos carros mais amados em país, após mais de duas décadas de história
Tendo nascido ainda em 2003 e em terras brasileiras, uma lenda da Ford conquistou o mundo e agora está com sua volta programada, após mais de 20 anos de espera, no próximo ano de 2025.
A ideia da montadora é que esse SUV retorne como um modelo parrudo e de visual off-road, além de preço abaixo do Puma. Estamos falando do icônico Ford Ecosport cuja ressureição pode representar a aniquilação do modelo popular da Renault, o Dacia/ Renault Duster.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações portal espanhol Motor.es, o Ford EcoSport deve voltar mesmo no próximo ano de 2025. A ideia é que o SUV se posicione como modelo de entrada da marca norte-americana em diversos mercados.
O foco será na Europa, mas ele pode também ser oferecido nos EUA e brigar com Hyundai Venue e outros SUVs de entrada que podem surgir por lá. O novo EcoSport será feito na mesma plataforma do Puma, ou seja, a base de Fiesta segue intacta.
Inclusive, ele pode funcionar como substituto indireto para o Fiesta, que se despediu do mundo no ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto o Puma tem estilo mais esportivo e urbano, quase como um Honda HR-V, o EcoSport deve ter um design mais original e característico da marca. Assim, o modelo teve seu desenvolvimento feito aqui no Brasil tal qual a primeira e a segunda geração.
Inclusive, de acordo com o portal O Tempo, essa nova geração do Ecosport já estava em desenvolvimento quando a Ford anunciou o encerramento de suas atividades fabris no país, em janeiro de 2021.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seu design conta com um capô bem reto e marcado, carroceria musculosa e visual mais parrudo que o do Puma. Um parece gostar de lama, o outro, da cidade somente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diferentemente das gerações anteriores, no entanto, o estepe pendurado na tampa do porta-malas não seria utilizado novamente por questões de segurança.
Na frente, o desenho fica marcado pelos faróis divididos e pela grade oval, com desenho bem fortemente inspirado no Territory. Ainda de acordo com o portal, a previsão a chegada do novo EcoSport, já para o ano que vem, vale para a cidade de Valencia, Espanha.
A plataforma usada é do tipo multienergia, o que possibilitará uma variante elétrica. Entretanto, o foco do SUV será no uso do motor 1.0 EcoBoost três cilindros turbo que nunca foi oferecido no Brasil, a não ser no Fiesta por um curto período de tempo.
É importante falar ainda que o alcance comercial, como dito acima, será voltado a principio somente para a Europa e a chegada a outros mercados globais, incluindo por aqui ainda é uma incógnita.
Vale lembrar que aqui no Brasil, o EcoSport deixou de ser vendido em 2021, logo após fechamento da fábrica de Camaçari (BA).
Dessa forma, segundo o portal Autoo, as chances do EcoSport voltar ao Brasil, país onde nasceu, são praticamente nulas. Primeiro porque a estratégia da marca no mercado brasileiro atualmente não tem mais nada a ver com o que era antes da decisão de fechar suas fábricas por aqui.
Isso porque o foco não é no volume e sim o lucro, tanto é que a marca vende apenas modelos importados de alto valor. Além disso, ainda não se sabe ao certo se o novo EcoSport vai ser um modelo a combustão, híbrido, ou elétrico.
De qualquer forma o novo Ford EcoSport terá estilo mais moderno que o que saiu de linha e interior mais digitalizado e conectado.
Também não foram vistos protótipos camuflados rodando em testes na Europa, onde a nova geração do SUV deverá ser lançada em breve, pelo menos em um primeiro momento, com motor 1.0 EcoBoost, que já está eletrificado, o que tornará o modelo um híbrido leve.
Qual é o carro mais caro da marca Ford?
A exclusividade e a engenharia avançada do Ford GT Carbon Series têm elevado seu valor em leilões internacionais, com modelos quase novos ultrapassando a marca de US$ 1,3 milhão (aproximadamente R$ 6,6 milhões).