BOMBA!
Facão à solta: Unimed promove encerramento em massa de convênios e cai como bomba em milhares de clientes
08/02/2024 às 9h03
No ano passado, Unimed proveu o encerramento de milhares de contratos
Em maio do ano passado, a Unimed promoveu o encerramento 2,2 mil convênios de pessoas jurídicas devido a uma onda de rescisões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre janeiro e maio do ano passado, cerca de 10 mil usuários foram afetados devido ao cancelamento da empresa.
Por conta dos cancelamentos drásticos, a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) promoveu uma audiência com representantes da Unimed Brasil e da CNU para esclarecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, deputados apontaram que 87 pessoas que necessitam de tratamento para TEA (Transtorno do Espectro Autista) tiveram o plano suspenso.
“Uma pessoa com autismo que fica um mês sem tratamento regride o equivalente a um ano. Nossa meta é buscar formas de reativar esses planos. Por mais que a legislação permita o cancelamento de contratos de pessoas jurídicas, sendo que muitos são MEIs, é preciso que as unidades associadas tenham um olhar humanizado”, disse o deputado estadual Rafa Zimbaldi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a Unimed afirmou que iria reavaliar os cancelamentos dos planos de pacientes que passam por tratamento, como os de autismo.
Em nota a Folha de S. Paulo, a Unimed Nacional se comprometeu a “acolher a lista de 87 pessoas, conforme a comissão da Alesp relatou ter recebido, e analisar os caso”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e manda recado para Bruno: “Doloroso”
● Declaração corajosa de apresentador da Globo entrega demissão humilhante por estar gordo: “Fora de série”
● R$ 7,62BI na mesa: Rival n°1 da Netflix encerra serviço crucial e anuncia fusão com gigante dos streamings
A empresa também ressaltou que os cancelamentos ocorreram em planos de pessoa jurídica e não foram discriminatórios.
No entanto, mesmo após a audiência, a Unimed voltou a realizar novos cancelamentos de contratos, segundo a Folha de S. Paulo.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Por meio de nota, a empresa reforçou que a rescisão de contratos dos planos coletivos da operadora, de porte PME ou coletivos por adesão, está regulamentada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Já para clientes em tratamento, a empresa reforçou que diálogo com os contratantes “sobre a melhor forma de condução caso a caso”.
O motivo das rescisões, segundo a Nacional Unimed, é a ausência de conveniência da manutenção do contrato.
PARA QUE SERVE OS PLANOS DE SAÚDE?
Os planos de saúde geralmente oferecem uma gama abrangente de cobertura para vários tratamentos e procedimentos médicos. Isso inclui consultas de rotina, exames laboratoriais, cirurgias, terapias e internações hospitalares.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]