O órgão ordena a retirada das lojas de tempero popular
Anvisa entra em cena como um dos principais órgãos no que se refere a qualidade final dos produtos. O órgão possui a finalidade de promover a proteção da saúde da população, pelo controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
Desse modo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui a autoridade de proibir qualquer produto que ponha em risco a saúde do consumidor. Portanto, hoje falaremos sobre um tempero popular que você pode ter aí na sua casa. Vamos conferir?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal da Avisa de Santa Catarina, o produto proibido foi a pimenta-do-reino preta moída pura da marca Fã. A empresa decidiu coibir a comercialização, distribuição, propaganda e uso.
Além disso, estabeleceu o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio Ltda, CNPJ nº 66.312.653/0001-14.
Vale destacar que a proibição da Anvisa aconteceu através da publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 504, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2024, D.O.U. de 08/02/2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão do órgão em proibir o uso do tempero se deu pelos resultados de má qualidade de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, enviado pelo Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias). A substância foi o elemento decisivo para o impedimento da mercadoria.
Conforme dados do site Gov.com, a Salmonella pode resultar em duas formas de enfermidade, sendo elas: salmonelose não tifóide e febre tifoide.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
Os sinais de salmonelosa não tifoide pode apresentar bastante incômodo, porém a condição tende a se resolver por si só em indivíduos saudáveis (embora possa ser fatal em certas situações).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a febre tifoide é mais grave e tem mais chances de morte que a salmonelose não tifoide. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) você confere logo a seguir.
- Diarreia;
- Vômitos;
- Febre moderada;
- Dor abdominal;
- Mal estar geral;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Calafrios.
Quais produtos tem registros na ANVISA?
- Agrotóxicos.
- Alimentos.
- Cosméticos.
- Embarcações.
- Farmácias e drogarias.
- Insumos farmacêuticos.
- Medicamentos.
- Produtos para saúde.