EITA

Urgente: Anvisa suspende a venda de um produto amado que pode estar na sua geladeira e situação hoje (24)

24/04/2024 às 11h51

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa suspende venda de produto que pode estar na sua geladeira (Foto: Reprodução/ Internet)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde, suspendeu no ano passado a venda de um produto muito amado por todos, que pode estar na sua geladeira, e o motivo vai te surpreender. Confira a seguir mais informações sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as informações do portal ‘Uol’, em junho de 2023, a Anvisa suspendeu e proibiu a distribuição, uso e comercialização de três produtos da marca Natville produzidos entre janeiro e maio do mesmo ano. Os itens são fabricados pela empresa Laticínios Santa Maria, localizada em Nossa Senhora da Glória, em Sergipe.

Os produtos afetados foram:

  • Leite UHT Integral;
  • Leite UHT Desnatado de 1 litro;
  • Soro em Leite em Pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25kg).
Leite Natville (Foto: Reprodução / Internet)
Leite Natville (Foto: Reprodução / Internet)

A suspensão se deu devido os produtos terem sido produzidos sem a autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Além disso, também foi constatado que os alimentos foram produzidos em más condições de higiene e sem realização do controle de qualidade. Dessa forma, ocorrendo o recolhimento voluntário desse amado produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Declaração do chefe da Vigilância Sanitária de Maceió

Vale dizer que após a determinação da Anvisa contra os lotes citados da marca Natville, ocorreram apreensões em massa, em todo o território nacional. Sendo assim, Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, deu uma declaração ao esclarecer sobre o motivo da apreensão, na época:

Alguns lotes da marca Natville foram retirados dos mercados (Reprodução/Foto: Vigilância Sanitária)
Alguns lotes da marca Natville foram retirados dos mercados (Reprodução/Foto: Vigilância Sanitária)

“A resolução da Anvisa n° 2146 de 15/06/2023 nos informa da suspensão da venda dos leites de fabricação de janeiro a maio do corrente ano e, portanto, o recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”

Pronunciamento da empresa:

Em seu site oficial, a Natville emitiu um comunicado oficial, onde esclarece o ocorrido e reafirma o seu compromisso com seus produtos e clientes. Confira a imagem abaixo com o comunicado da empresa:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)
Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)

Situação hoje (24)

Vale destacar, que a suspensão/proibição se deu somente sobre os lotes citados neste texto. Dessa forma, a marca já resolveu os problemas com os produtos contaminados, regularizando a situação dos mesmos e seguindo a sua atuação no mercado alimentício. Dessa forma, hoje, os leites podem ser consumidos normalmente.

Quando a Anvisa foi fundada?

A Anvisa, é um dos principais órgãos responsáveis pela averiguação de uma série de produtos, desde os cosméticos a alimentos. Dessa forma, a autarquia é quem garante a saúde e segurança dos consumidores brasileiros. Ela foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999, e segue sendo de grande importância no país.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo)

Anvisa
Anvisa leite
Leite Natville
Natville

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.