A proibição da ANVISA contra 2 produtos cruciais de beleza após sérias consequências e o caso virou pauta na Globo
No dia 08 de agosto de 2023, o G1, jornalístico da Globo, denunciou um caso envolvendo 2 produtos cruciais no mercado da beleza e amado pelas mulheres cujos quais foram proibidos pela ANVISA, após uma série de riscos comprovados.
A denúncia apresentava alegou que os mesmos poderiam ter causado complicações em mulheres que se submeteram a procedimentos estéticos feitos com uma marca de ácido hialurônico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda conforme informações expostas pelo G1, uma das vítimas chegou a ser internada em uma UTI na região de Goiania.
O argumento usado pela ANVISA foram os casos de reações após o uso destes produtos, que foram notificados como cosméticos apesar de apresentarem, à época, instruções de uso irregulares.
A informação foi devidamente publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), no dia 07 de agosto de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a própria ANVISA, os produtos interditados foram o:
- Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty
- Fluído Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty.
Conforme descrito na edição do D.O.U, TODOS os lotes destes produtos estão incluídos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Segundo a ANVISA o uso destes produtos notificados como cosméticos, apresentam instruções de uso irregulares e infringem os incisos III, IV e V do Art. 3º da Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E também o inciso XVI do Art. 3º da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 752, de 19 de setembro de 2022 e tendo em vista o previsto nos arts 6º, 7º e inciso I do art. 67 da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976.
Complicações:
A vítima mencionada na matéria foi identificada por Betânia Lima Guarda, de 29 anos. Ela foi internada na UTI após ter passado por um procedimento de preenchimento nos glúteos.
A paciente deu entrada na unidade com embolia pulmonar, seguida de hemorragia no pulmão.
Betânia foi sozinha fazer o procedimento com uma esteticista, na clínica que fica no Setor Urias Magalhães.
Segundo a delegada Emília Podestà, a profissional responsável pela aplicação disse que usou “ácido hialurônico com um bioestimulador”.
Ao decorrer da investigação, a instituição detectou outras três vítimas.
Ainda de acordo com a delegada, uma dessas vítimas, também moradora de Aparecida de Goiânia, prestou depoimento por vídeo chamada por estar internada e que durante a sua internação na UTI teve 7 paradas cardíacas.
Conforme exposto pelo G1, a esteticista foi defendida pelo advogado, porém não prestou manifestações à imprensa na época.
Qual foi o pronunciamento das Cosmobeauty após constatação?
Ainda de acordo com o G1, em nota oficial, a Cosmobeauty informou que, mesmo antes da medida da ANVISA, os produtos referidos não estavam sendo produzidos e comercializados.
O comunicado detalhou que a Indústria Bio Essencialli Comércio de Cosméticos LTDA esclareceu que, desde que se iniciaram as investigações em Goiânia a pedido da marca contratante Cosmobeauty, a mesma deixou de fabricar e comercializar os produtos.
Fora isso ela: “iniciou seu recolhimento no mercado, e ainda, disponibilizou uma equipe exclusiva para acompanhar as investigações e vítimas”
DE ACORDO COM APURAÇÕES FEITAS pelo TV Foco nesta quarta-feira (08), os demais produtos da marca Cosmobeauty são comercializados normalmente, como podem ver na imagem abaixo:
Nota na íntegra da Cosmobeauty:
“A Indústria Bio Essencialli Comércio de Cosméticos LTDA, esclarece que desde que se iniciaram as investigações em Goiânia, a pedido da marca contratante Cosmobeauty, deixou de fabricar e comercializar os produtos INDUMAX FUIDO DERMO BIOESTIMULADOR E PREENCHEDOR HORMONY FILLER-CA COSMOBEAUTY e FLUIDO COLOIDAL DERMO ULTRACONCENTRADO TONIFICANTE UP GLÚTEOS COSMOBEAUTY, bem como iniciou seu recolhimento no mercado, e ainda, disponibilizou uma equipe exclusiva para acompanhar as investigações e vítimas.
Com relação a publicação do dia 7 de agosto de 2023 da agência nacional de vigilância sanitária, acerca da medida cautelar que proibiu a industrialização e comercialização dos produtos, esclarece que mesmo antes da medida administrativa publicada, a pedido da marca Cosmobeauty já não estava produzindo, tampouco comercializando os referidos produtos“