GRAVE

UTI, pulmões parando e plantão no JN: O anúncio urgente da Anvisa exposto por Ana Paula Araújo às mães e idosos 60+

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Ana Paula Araújo deu notícia no Jornal Nacional (Foto: TV Globo)

Vírus altamente contagioso tem se espalhado, acumulado vítimas e enchido hospitais, atingindo principalmente as crianças e os mais velhos no Brasil

Em maio, Ana Paula Araújo deu uma notícia importante ao público do Jornal Nacional. Para quem não acompanhou, a apresentadora trouxe à tona uma ação da Anvisa, que vem tentando combater a chegada de um novo causador de doenças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Globo, o VSR tem acometido uma série de vítimas. Ele tem sido responsável pela infecção de bebês e idosos, causando sérios problemas respiratórios. Na edição, a reportagem repercutiu o caso de uma criança chamada Valentina, que foi parar na UTI.

Pouco tempo depois, o irmão gêmeo da dela, Enrico, também precisou ser internado. Ambos foram contaminados e tiveram os sintomas de bronquiolite agravados. Em entrevista, a mãe dos meninos, Fabiana Vilela Nascimento, que é enfermeira, falou sobre a situação dos filhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A piora é muito rápida. Ela de manhã estava bem, um pouquinho cansada. À noite, eu tive que vir correndo aqui para o hospital. [O alerta foi a] parte respiratória, respiração curta, barriguinha afundando. O Enrico ficou em casa. A gente ficou acompanhando, mas aí teve uma piora dessa parte respiratória, desse cansaço. A gente teve que trazer também”, disse.

Desde 1999, a Anvisa cumpre a fiscalização nacional com o Governo Federal (Foto: Agência Brasil)

De acordo com a Fiocruz, o VSR vem sendo o principal causador de, pelo menos, 58% dos casos de síndrome respiratória aguda grave, ultrapassando a influenza e o covid. Apesar de as principais vítimas terem sido crianças e idosos, todas as pessoas devem ficar atentas. “Ele é um vírus que pode acometer e infectar qualquer pessoa em qualquer faixa etária”, disse Francisco Ivanildo de Oliveira, infectologista do Sabará Hospital Infantil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Nacional alertou que, caso a pessoa comece a perceber os sintomas, é necessário seguir a mesma cartilha da época do coronavírus, usando máscaras e evitando aglomerações. Em abril, a Anvisa aprovou uma vacina contra o vírus para ser aplicada em grávidas, que cria anticorpos para proteger os bebês. Porém, o antidoto ainda não está disponível no Brasil.

Anvisa aprovou vacina contra o VSR, mas ela ainda não está disponível (Foto: Agência Brasil)

Onde assistir ao Jornal Nacional?

O telejornal, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é exibido a partir de 20h30, na Globo. Além da TV aberta, o público também pode acompanhar aos trechos e edições completas através do Globoplay, que é a plataforma de vídeos da emissora.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile