Projeto

Vai se aposentar com 40 anos agora: Nova lei do INSS é aprovada em Comissão para garantir descanso ANTECIPADO

20/07/2024 às 13h24

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Nova lei anunciada ao INSS chega para garantir aposentadoria vital aos 40 anos - Foto: Internet

Um novo projeto de lei faz com que milhares de pessoas comemorem a aposentadoria com 40 anos

Apesar de ser apenas um projeto de lei e estar em votação e discussão apenas para a aposentadoria especial, essa nova lei que um dia pode chegar ao INSS beneficia milhares de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações da agência senado, em abril desse ano a omissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei complementar que reduz a idade mínima prevista na reforma da Previdência para a concessão de aposentadoria especial a trabalhadores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde.

A reforma da Previdência previu regras transitórias que poderiam ser revistas por regulamentação posterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A deputada Geovania de Sá relatora do projeto, disse que a reforma prejudicou muito os trabalhadores que correm riscos à saúde. “É uma grande correção de injustiça praticada na reforma da Previdência em que trabalhadores expostos a agentes nocivos perderam totalmente as suas aposentadorias, que eram diferenciadas”, afirma.

A aposentadoria especial é concedida aos trabalhadores que conseguem comprovar a exposição a agentes nocivos durante 15, 20 ou 25 anos. Quanto mais nocivo o agente, menor o tempo. A reforma previa, porém, idades mínimas correspondentes de 55, 58 e 60 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geovania de Sá reduziu as idades para 40, 45 e 48 anos. O cálculo do benefício também previa apenas 60% da média de contribuições mais 2% por ano que excedesse 15 anos de contribuição para as mulheres e 20 anos para os homens. O projeto eleva o benefício para 100%.

O diretor do Sindicato de Eletricitários de Tocantins, Sérgio Fernandes, acompanhou a votação. “Os trabalhadores que lidam com energia, principalmente em tensões elevadas, estão diariamente expostos a esse agente perigoso que pode ceifar a vida e, no mínimo, deixar sequelas a ponto de afastar este trabalhador do mercado de trabalho”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES PARA APOSENTADORIA ESPECIAL DO INSS?

O projeto considera a periculosidade da atividade do INSS e não apenas os riscos à saúde. São listadas as seguintes hipóteses de aposentadoria especial no texto:

  • atividades com exposição a agentes nocivos definidos em regulamentação do Executivo;
  • atividade de mineração subterrânea;
  • atividade em que haja exposição a asbesto ou amianto;
  • atividade de metalurgia, quando comprovada a exposição a agentes nocivos;
  • atividades com exposição ao sistema elétrico de potência que tenham energia oriunda de fontes como geradores e linhas de transmissão; e
  • atividades de vigilância, independentemente da exigência de uso permanente de arma de fogo.

Destaque
INSS

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.