Vai viajar no feriadão? Muita atenção com essa nova lei de transito
Os momentos mais esperados dos brasileiros ao longo dos anos são os feriados, principalmente aqueles que emendam com o final de semana, mas quem vai viajar tem que ficar atento com uma nova lei de trânsito, para não acabar com a alegria da viagem.
Principalmente quem mora em cidade grande, onde há um alto índice de assaltos, é comum os motoristas colocarem películas luminosas nos vidros, para evitar que os bandidos descubram quantas pessoas há dentro do carro ou ver algum objeto valioso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, um novo limite de transparência entrou em vigor em junho de 2022, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mais precisamente sobre os vidros dianteiro e o traseiro, que são os que os motoristas precisam ficar atentos para dirigir.

Insulfilms são permitidos com no mínimo 70% de transparência nos vidros essenciais (Reprodução: Internet)
Antigamente, a transparência luminosa no para-brisa e vidros laterais dianteiros eram de 75%, mas com a nova regulamentação, a nova porcentagem passou a ser de 70%, assim como a do traseiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência decretada pela Justiça e adeus após 135 anos: O fim de restaurante mais amado do RJ devasta clientes
● Caixa, Itaú e +: Fechamento geral de agências é confirmado em Belo Horizonte, MG, em abril na era Romeu Zema
● Macarrão, farinha e+ podres: Vigilância Sanitária fecha popular em Cuiabá, MT, por descoberta asquerosa
Já os vidros que não causam prejuízo a visibilidade, a porcentagem de luminosidade é de no mínimo 28%. Caso os carros sejam parados pelas autoridades não tiverem cumprindo os requisitos, levarão multas de quase 200 reais e mais 5 pontos na carteira.
O motorista ainda pode ter seu carro retirado de circulação, caso não consiga retirar as películas no momento da abordagem, até que ele esteja regulamentado e apto para voltas às estradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, também está proibido andar com o insulfilm com bolhas, problemas que podem começar a surgir 3 anos após a instalação. Também não pode utilizar as películas reflexivas, conhecidas como ‘insulfilm espelhado’.
As películas com bolhas também estão proibidas de circular (Reprodução: Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quanto tempo a multa demora para aparecer no sistema?
Segundo a lei, o prazo máximo para que os órgãos de trânsito façam o registro da multa no sistema do Detran é de 30 dias corridos.