ALERTA!
Vai te fazer vomitar: Anvisa decreta proibição de chá nº1 das donas de casa e ordena retirada de mercados
10/07/2024 às 8h35

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ANVISA proíbe cerca de 8 chás de marca popular, bem conhecida e consumida entre as donas de casa do país após séria comprovação e graves riscos à saúde
Os chás, no geral, costumam oferecer muitos benefícios à saúde. Além deles proporcionarem uma bebida deliciosa, eles podem auxiliar no alívio de certas dores e até mesmo um “UP” na falta de disposição.
Inclusive, há muito tempo eles tem uma certa predileção (ainda mais entre donas de casas) na hora de cuidar de problemas de saúde leves como uma simples indisposição, indigestão ou até mesmo aliviar alguns sintomas de insônia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante dessa procura, algumas marcas do mercado passaram a desenvolver fórmulas de chás específicos com esse intuito.
Porém no dia 19 de janeiro de 2024, a ANVISA, através de um decreto oficial, ordenou a retirada às pressas de 8 chás de uma dessas marcas populares e até mesmo nº 1 pra muitas donas de casa, após a identificação de graves riscos à saúde e o bem estar de quem os consumia.
Pois é, através da RESOLUÇÃO-RE Nº 205, DE 18 DE JANEIRO DE 2024, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), a venda e fabricação de alguns lotes de produtos, incluindo os chás da Mais Saúde Alimentos Suplementos, foi decretada pela autarquia Nessa lista, ao menos 8 tipos de chás da marca que estavam em situação irregular foram retirados de circulação.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1,5 toneladas de carne podre: Interdição de açougue nº1 acende alerta máximo na ANVISA

Risco de vermelhidão e coceira: ANVISA proíbe óleo nº1 da pele dos 60+ após descoberta em 2025

Internação na UTI e intoxicação: 2 descobertas sobre peixe nº1 acendem alerta na ANVISA
Os riscos
De acordo com a resolução da própria ANVISA, foi comprovado que a fabricação do mesmo possuíam composições não autorizadas para a categoria do produto (chá ou suplementos alimentares).
Isso sem falar na presença de rótulos fraudulentos contendo informações características de alimentos para dar falsa ideia de regularidade do produto, quando o mesmo deveria ser registrado como medicamento fitoterápico, considerando a possibilidade de conter drogas vegetais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mais grave para autarquia é que esses mesmos produtos indicavam que o produto possuiam propriedades terapêuticas, sendo que para isso os mesmos deveriam estar em conformidade com os padrões da autarquia.
Isso sem falar no marketing irregular em seu perfil oficial nas redes sociais, aonde atribuía os mesmos produtos propriedades de saúde ou funcionais não autorizadas.
Todos esses 3 problemas podem apontar riscos reais, uma vez que o consumo indiscriminado de suplementos e chás do tipo podem causar reações diversas, que vão desde uma diarreia e vômito a até mesmo uma consequência mais grave, como a piora de um quadro de saúde pré existente.
Lista dos chás atingidos:
Os 8 chás proibidos pela ANVISA da marca citada foram:
- CHA AROEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA DESINCHAR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA DIABETES MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA ERVA BALEEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA ESPINHEIRA SANTA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA MIX 8 ERVAS DORMIR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA MIX 8 ERVAS GRIPE MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA UXI AMARELO MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa retira 8 chás dos mercados após risco(Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Decreto da ANVISA contra 8 linhas de chá da marca Mais Saúde Alimentos e Suplementos (Foto Reprodução/VISA)
Qual foi o posicionamento e situação atual da empresa Mais Saúde Alimentos?
De acordo com apurações feitas pelo Tv Foco, nesta quarta-feira (10), não foram encontradas as manifestações, tampouco as notas oficiais a respeito do ocorrido.
Deixando claro que o espaço permanece aberto para futuras manifestações em que a mesma consiga expor a sua versão dos fatos.
Quanto aos produtos citados, os mesmos não foram encontrados em nenhum marketplace ou loja credenciada. Porém o seu perfil nas redes segue ativo e vendendo produtos normalmente..
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.