Se você pensa em trabalhar como entregador pelo Mercado Livre não tome nenhuma decisão antes de ler essa matéria!
Uma das profissões que mais surgiram, principalmente durante e após o período pandêmico em que o mundo inteiro passou, é o de entregadores de empresas de e-comerce e market-place (conjunto de vendedores em uma plataforma on line).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com a retomada da vida “normal”, o hábito de comprar pela internet já faz parte da rotina, principalmente aqui no Brasil. Com isso a demanda aumenta e a necessidade de ter mais entregadores cresce junto com ela.
Visto como um dos maiores Market-Place do mundo, o Mercado Livre tem parcerias com grandes empresas. Aqui no Brasil, por exemplo, ele atende desde o Carrefour até a Nike, além de pequenos vendedores que fazem o maior sucesso com seus produtos nas plataforma, a deixando ainda mais forte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, não são só aqueles que vendem alguma coisa que podem se beneficiar com o Mercado Livre, já que a empresa possui seu próprio sistema de entregas e precisa de profissionais para realizarem as entregas aos consumidores
Mas será que vale a pena trabalhar para o Mercado Livre?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja como funciona
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, para se cadastrar na plataforma é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Possuir um veículo de até 15 anos, pode ser seu ou de outra pessoa;
- Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vigente
- Se o veículo for uma moto, ter uma mochila ou baú de 80 litros, ou mais;
- Possuir telefone celular (Android 5.0 Lollipop ou superior) com dados móveis;
- Ter cadastro como Microempreendedor Individual (MEI) com atividade principal ou secundária específica de entregas (CNAE 4930-2/01, 4930-2/02, 5320-2/01, 5320-2/02 ou 5229/0-99).
Se você tem interesse e cumpre todos os requisitos, poderá criar uma conta no aplicativo Mercado Envios Flex (disponível para Android). E, assim, se dirigir até os pontos de coleta informados na plataforma para retirar os produtos e receber a rota. Na aba “Percursos”, é possível verificar os dados completos sobre cada entrega.
Mas e aí, vale a Pena?
Agora você deve estar se perguntando, “Ok, mas vale a pena?” a resposta para tal pergunta é: “Depende”. Afinal é bom um entregador do Mercado Livre deve ter consciência que os ganhos nem sempre serão iguais, já que depende da demanda de entregas.
Segundo relatos, há meses em que a demanda é mais fraca. Por outro lado, a vantagem é não haver um número mínimo de entrega por dia e o horário de trabalho é flexível, possibilitando uma conciliação de atividades e usar a modalidade como uma implementação de renda, por exemplo.