Tente não se impactar ao saber o valor da 1º parcela do 13º salário, que choca trabalhadores e beneficiários do INSS, que não estavam esperando
E esse novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda está dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, o valor da 1º parcela do 13º salário que choca trabalhadores e beneficiários do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o 13º salário pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, foi antecipado, assim como tem sido nos últimos três anos, quando antes, os beneficiários recebiam a primeira parcela em agosto e a segunda em dezembro, e agora, com o adiantamento, receberão neste mês de maio e em junho.
Vale dizer que é preciso se atentar a alguns detalhes, pois o cálculo das parcelas pode surpreender alguns beneficiários, aposentados e pensionistas, e para quem não já deseja saber quanto vai receber, pode verificar a quantia que será recebida já nesse mês de maio, por meio da opção “Extrato de pagamentos” disponível no aplicativo “Meu INSS”.
É importante dizer que só serão beneficiados com o 13º salário, todos os que receberam algum benefício previdenciário nos últimos 12 meses, incluindo, aposentadoria, pensão, auxílios por incapacidade, salário Maternidade e outros auxílios.
Os beneficiários que recebem os auxílios, terão o pagamento de forma proporcional aos meses em que está recebendo o salário vindo do INSS. Já quem começar a receber algum benefício previdenciário do INSS depois do mês de maio, receberá uma parcela única do 13º em dezembro.
Como é feito o cálculo do 13º salário do INSS?
O cálculo das parcelas do 13º salário do INSS é feito somando-se todos os pagamentos feitos nos últimos doze meses, onde o resultado é dividido por 12 meses, o valor final é dividido em duas partes pagas em meses diferentes, onde a 1ª parcela de 50% do valor total do 13º é feita sem descontos, e esses, são descontados na segunda parcela.