CONFIRA

Valor de R$ 660 e aprovado por unanimidade: A nova lei do INSS anunciada por substituto de Bonner no JN

19/12/2023 às 16h25

Por: Redação TV Foco
INSS e Jornal Nacional - Foto TV Foco
INSS e Jornal Nacional - Foto TV Foco

Nova lei do INSS cai como presente para usuários

Uma nova lei foi aprovada pelo INSS e até foi noticiada no Jornal Nacional, já que através dela um importante benefício pago aos usuários, passou por uma mudança e agora será pago de forma diferente.

Estamos falando da pensão por morte paga pelo INSS, que teve suas regras alteradas após o STF validar uma nova lei. Desse modo, o cálculo para o recebimento do benefício pode chegar a 100%, mas só quando o beneficiário tiver pelo menos cinco dependentes.

Assim, o valor recebido será de 50% do benefício ao qual o falecido teria direito acrescidos de 10% por cada dependente. Se calcularmos o valor de acordo com o salário mínimo atual, o benefício da pensão por morte pago pelo INSS será em torno de R$ 660,00.

Portanto, no caso de um casal sem outros dependentes, o pensionista recebe 50% mais 10%, ou seja 60% do benefício. Se tiver dois dependentes, o valor será de 70% e assim sucessivamente, até chegar em 100% se tiver até cinco dependentes.

Jornal Nacional - TV Foco

Jornal Nacional – TV Foco

Vale mencionar que não são todos os filhos que são considerados dependentes, mas somente os filhos menores de 21 anos ou inválidos, os pais (se dependiam economicamente do titular) e, por último, os irmãos menores de 21 anos e não emancipados, desde que comprovada a dependência financeira do segurado falecido.

Qual é a duração do benefício?

Para os filhos que tenham entre 41 e 43 anos, o tempo do pagamento feito pelo INSS vai até 20 anos de recebimento. Por outro lado, o tempo de benefício cai para 15 anos, quando os filhos tiverem entre 30 e 40 anos; e 10 anos quando a idade for de 27 a 29 anos.
INSS - Foto: Reprodução

INSS – Foto: Reprodução

Contudo, para os dependentes com idades entre 21 e 26 anos, o benefício dura apenas seis anos e acaba. Vale mencionar que um ex-cônjuge pensionista ou que comprove dependência econômica também pode ter direito à pensão por morte.

🚨 Xuxa no SBT + Após DNA, suposto filho garante 2 mansões de Gugu + Volta do Casos de Família     

curiosidades
INSS
Jornal Nacional

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.