Saiba o que pode acontecer com o Bolsa Família em 2024
O Bolsa Família, sem sombra de dúvidas, é um dos programas sociais do Governo Federal que mais ajuda brasileiros. Aliás, as expectativas são grandes em torno do benefício. A ansiedade agora gira em torno do pagamento do ano que vem e sobre uma possibilidade de aumento ou não.
Até o momento, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta que gerencia o programa, não confirmou nenhuma mudança nos valores pagos pelo benefício no próximo ano. As informações, vale dizer, são do portal Pronatec.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meio a falta de notícias, as famílias que dependem do Bolsa Família podem enxergar o lado positivo dessa situação, visto que também não deve ocorrer nenhuma redução nas quantias recebidas. Por outro lado, a má notícia é que também não deve ter nenhum aumento.
Segundo as diretrizes do novo Programa Bolsa Família, pequenos ajustes anuais estão previstos para corrigir os valores em relação à deterioração causada pela inflação. Basicamente, a regra visa preservar o poder de compra dos beneficiários, levando em consideração os efeitos da inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Projeto de Lei Orçamentaria Anual (PLOA) enviado para análise e aprovação do Congresso Nacional no final de agosto desse ano não indicou valores reservados para um aumento nos pagamentos do programa. No primeiro momento, não existem garantias de elevação do benefício.
O que pode acontecer?
Membros do governo mencionaram que, após a aprovação do Orçamento, ainda existe a possibilidade de redistribuir os recursos para um eventual aumento no Programa. Por ora, as famílias mantêm a garantia de receber o valor inicial de R$142 por pessoa, no caso de serem compostas por cinco ou mais integrantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE