AGORA

Chega valor do 13º salário a aposentados do INSS em 2024: Como saber quanto e quando receberá em 2 passos

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Entenda mais sobre o pagamento do 13º salário do INSS (Foto: Divulgação)

Veja mais sobre a data e o valor que será pago aos aposentados do INSS

O 13º salário é uma verdadeira salvação na vida dos brasileiros. Esperado durante o ano inteiro, esse dinheiro extra acaba sendo usado para pagar as contas ou, para quem está livre das dívidas, fazer uma boa viagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, no caso dos aposentados do INSS, o pagamento vinha sendo feito de uma forma diferente. Desde 2020, o Governo Federal vinha antecipando o abono aos beneficiários da instituição, normalmente pagas em duas parcelas entre maio e julho.

O pagamento do 13º salário é de direito do trabalhador, com base nas normas da CLT, além dos aposentados e pensionistas (Foto: Governo Federal)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Quando será pago o 13º salário aos aposentados?

O INSS é a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios como aposentadoria, seguros e outros auxílios aos brasileiros. Para atender à demanda, o órgão tem implantado algumas mudanças bastante necessárias.

Segundo a revista Valor, este ano, não vai haver antecipação do pagamento do 13º salário. Com isso, as transferências devem acontecer somente nos meses de agosto e novembro, sendo dividas em duas parcelas, como de costume.

2. Quanto será depositado?

Com o aumento do salário mínimo, que entrou em vigor no mês de janeiro, houve também um aumento aos aposentados e pensionistas. Por isso, o cálculo da gratificação também será feito em cima do valor atual, que é de R$ 1.412 por mês.

Ao contrário dos anos anteriores, em 2024, o INSS não deve antecipar o pagamento do 13º aos aposentados e pensionistas, que tiveram o salário reajustado (Foto: Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM!

Qual a nova regra para se aposentar pelo INSS?

Diante da Reforma da Previdência, mulheres precisam atingir 30 anos de contribuição e 62 anos de idade mínima para se aposentar. Já os homens, 35 de contribuição e 65 de idade mínima. As alterações já estão válidas para 2024.

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile