Idosos com mais de 65 anos tem direito por lei a receber um valor de mais de R$1400 reais que podem ser solicitados pela internet
Muitos idosos acima dos 65 anos não sabem, mas existe um benefício concedido pelo INSS que garante a eles o valor de um salário mínimo por mês, que hoje está na casa de R$1.412, devido ao aumento do salário mínimo.
Estamos falando do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC -LOAS), que graças a Lei nº 8.742, cujo decreto nº 6.214, atende idosos que comprovem não possuírem meios de prover a própria manutenção e da sua família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o anúncio do próprio INSS, para ter direito a esse benefício, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo.
De acordo com o site Gov.br, por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito a ele.
No entanto, este benefício não paga 13º salário e não gera direito à pensão por morte aos dependentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O requerimento deste benefício pode ser feito em 6 passos online, não sendo necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para eventual comprovação que não possa ser realizada de forma remota.
Documentos
Os documentos obrigatórios são:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Documentos para atualização de cadastro ou atividade.
● Documentos específicos para casos específicos
Quais são os 6 passos para solicitar o BPC via online?
1. Acesse o Meu INSS
2. Faça login no sistema, escolha a opção “Novo pedido”
3. Selecione Benefício Assistencial à pessoa idosa.
4. Selecione o campo BPC
5. Atualize todos os dados
6. Vá até o fim da inscrição e acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Consultar Pedidos”.
O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.
MAS ATENÇÃO! Manter o cadastro pessoal sempre atualizado, informando um endereço de email e número do telefone celular para receber as notificações do INSS, é extremamente necessário.