TRISTE SITUAÇÃO
Fechamento de 20 lojas e 8 mil demissões: Varejista nº1 do Brasil afunda junto com a Americanas em 2024
13/06/2024 às 0h17
Tradicional no mercado, uma importante empresa nacional precisou confessar reestruturação nas contas
Já é de conhecimento geral a crise pela qual as lojas Americanas vêm passando. Porém, uma outra concorrente de peso também acabou tendo prejuízo bilionário no último ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Surpreendentemente, as Casas Bahia também têm enfrentado problemas com as contas. Apesar de não ter recorrido à Justiça, como aconteceu com a rival, o grupo precisou mudar as estratégias de mercado.
Segundo a Folha de S. Paulo, a varejista está desacelerando os planos de expansão. Em 2022, a empresa chegou a abrir 63 novas unidades. Mas, passados 2 anos, eles fecharam outras 20.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com a publicação, não haverá outros postos abertos em 2024. Além das lojas fechadas, as operações de 4 centros de distribuição foram encerradas, causando a demissão de cerca de 8,6 mil antigos colaboradores.
Hoje, as Casas Bahia seguem mantendo 1.078 lojas e 30 mil funcionários. Em entrevista, o presidente da companhia, Renato Franklin, revelou que existe um plano em prática para voltar ao auge dos lucros, após um prejuízo de R$ 2,6 bilhões no ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos muito mais animados com o futuro da companhia. Haverá uma melhoria gradativa a cada trimestre. A empresa está se tornando mais leve, eficiente e rentável para enfrentar qualquer cenário, mesmo com demanda mais reprimida”, contou à Folha.
As Casas Bahia estão falindo?
Não. Diferente das Americanas, que recorreu à Recuperação Judicial para quitar as dívidas, a marca optou por uma reestruturação interna. Isso motivou o fechamento de algumas das lojas, mas, na verdade, não se trata de um rombo nas contas e, sim, uma queda nos números.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
● Falência e 30 mil funcionários na rua: Maior varejista, nº1 dos eletros, tem fim decadente em país
● Calote de R$ 60BI: O anúncio de Tralli ao parar JH com falência de banco n°1 e confirmar venda à maior rival
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]