TRISTE FIM
Varejista aniquilada pela Riachuelo tem FIM devastador decretado no Shopping Morumbi em SP
26/02/2025 às 17h00

Rede de lojas esteve funcionando por 8 anos, mas período de crise, agravado pela pandemia, fez com que deixasse o Brasil
Entre 2014 e 2022, um famosa marca norte-americana bateu de frente com a Riachuelo, uma das gigantes do varejo no país. No entanto, após a controladora pedir recuperação judicial nos Estados Unidos, os negócios começaram a desandar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não se lembra, a Forever 21 ganhou destaque pela proposta mais jovem, fashionista e moderna nos EUA. Os preços acessíveis também chamavam atenção do público no exterior. Porém, no Brasil, a situação foi diferente.
Segundo o jornal O Globo, ao contrário de outros países, as lojas não tiveram o mesmo desempenho – principalmente por causa dos valores das peças, que pareciam mais caras do que outras concorrentes, como a própria Riachuelo. Na pandemia, em 2020, as vendas caíram drasticamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que aconteceu com a Forever 21?
Em 2021, a varejista chegou a fechar 11 lojas. Todas elas nos shoppings da Multiplan, que controla o Morumbi, o Vila Olímpia, o Anália Franco, entre outras unidades fora de São Paulo. O fechamento foi motivado pela falta de pagamento dos aluguéis.
No ano seguinte, a marca fechou de vez no Brasil, incluindo as lojas de rua, como na Avenida Paulista e na Oscar Freire. A justificativa foi de que havia grandes desafios como impostos, custos de importação e infraestrutura, além do crescimento de outras rivais do mesmo segmento no meio digital, como a Shein.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 283K em dívidas e pedido de falência: Rival nº1 da Zara pede socorro e luta pra não virar poeira
● Desastre sem precedentes: Falência de rede nº1 do RJ após 44 anos e 224 lojas lacradas do dia pra noite
● R$ 36 bilhões em dívidas e adeus: Justiça do Rio de Janeiro decreta falência de gigante dos combustíveis
Nos Estados Unidos, onde surgiu, na década de 80, a Forever 21 continua existindo, mas também fechou diversas unidades. O grupo ainda está em processo de recuperação judicial e já confirmou que pode encerrar outras unidades para reestruturar as contas.

Conclusão
- Em resumo, a Forever 21 encerrou as atividades no Brasil;
- Entre 2014 e 2022, a varejista chegou a enfrentar a Riachuelo no país;
- No entanto, na crise agravada pela pandemia, o grupo não conseguiu manter os negócios;
- Nos Estados Unidos, a controladora enfrenta um processo de recuperação judicial;
- Assim como no Brasil, diversas lojas já foram fechadas e outras ainda correm grande risco;
- Um dos motivos teria sido o crescimento das lojas digitais, como a Shein.
+ Contudo, veja ainda outras empresas que também foram à falência no Brasil!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br