TRISTE FIM

Varejista aniquilada pela Riachuelo tem FIM devastador decretado no Shopping Morumbi em SP

26/02/2025 às 17h00

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Rede de lojas encerrou as atividades no Brasil (Foto: Divulgação)

Rede de lojas esteve funcionando por 8 anos, mas período de crise, agravado pela pandemia, fez com que deixasse o Brasil

Entre 2014 e 2022, um famosa marca norte-americana bateu de frente com a Riachuelo, uma das gigantes do varejo no país. No entanto, após a controladora pedir recuperação judicial nos Estados Unidos, os negócios começaram a desandar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não se lembra, a Forever 21 ganhou destaque pela proposta mais jovem, fashionista e moderna nos EUA. Os preços acessíveis também chamavam atenção do público no exterior. Porém, no Brasil, a situação foi diferente.

Segundo o jornal O Globo, ao contrário de outros países, as lojas não tiveram o mesmo desempenho – principalmente por causa dos valores das peças, que pareciam mais caras do que outras concorrentes, como a própria Riachuelo. Na pandemia, em 2020, as vendas caíram drasticamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Forever 21, Riachuelo
Forever 21 teve forte apelo na chegada ao Brasil, mas fechou todas as lojas em 2022 (Foto: Divulgação)

O que aconteceu com a Forever 21?

Em 2021, a varejista chegou a fechar 11 lojas. Todas elas nos shoppings da Multiplan, que controla o Morumbi, o Vila Olímpia, o Anália Franco, entre outras unidades fora de São Paulo. O fechamento foi motivado pela falta de pagamento dos aluguéis.

No ano seguinte, a marca fechou de vez no Brasil, incluindo as lojas de rua, como na Avenida Paulista e na Oscar Freire. A justificativa foi de que havia grandes desafios como impostos, custos de importação e infraestrutura, além do crescimento de outras rivais do mesmo segmento no meio digital, como a Shein.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, onde surgiu, na década de 80, a Forever 21 continua existindo, mas também fechou diversas unidades. O grupo ainda está em processo de recuperação judicial e já confirmou que pode encerrar outras unidades para reestruturar as contas.

Forever 21
Forever 21 segue funcionando nos Estados Unidos, mas está em recuperação judicial (Foto: Divulgação)

Conclusão

  • Em resumo, a Forever 21 encerrou as atividades no Brasil;
  • Entre 2014 e 2022, a varejista chegou a enfrentar a Riachuelo no país;
  • No entanto, na crise agravada pela pandemia, o grupo não conseguiu manter os negócios;
  • Nos Estados Unidos, a controladora enfrenta um processo de recuperação judicial;
  • Assim como no Brasil, diversas lojas já foram fechadas e outras ainda correm grande risco;
  • Um dos motivos teria sido o crescimento das lojas digitais, como a Shein.

+ Contudo, veja ainda outras empresas que também foram à falência no Brasil!

Destaque
falência
Forever 21
Riachuelo

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.