TRISTE FIM
Adeus: Varejista n°1 de roupas em Campinas, SP, fecha as portas após 86 anos e devasta clientes
31/03/2025 às 23h45

Loja de roupas fez parte da história da cidade, mas deu fim às atividades depois de quase nove décadas
Uma popular vendedora de roupas baixou as portas do prédio que mantinha no Centro de Campinas, no interior de São Paulo. Localizada na esquina entre as ruas 13 de Maio e José Paulo, a varejista se despediu dos clientes em junho de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante 86 anos, a Skina Magazine esteve entre as lojas mais populares da cidade. Foi uma longa história de sucesso, que esteve entre os capítulos do crescimento do próprio município.
Segundo o site Sampi Campinas, que conversou com o proprietário, Abdo El Banate, a unidade realizou uma última queima de estoque, antes de dar adeus definitivo aos antigos clientes, em junho passado. O anúncio foi recebido com surpresa.
A Skina Magazine ganhou destaque por causa das multifuncionalidades aos inúmeros consumidores que passaram por ali. Além das roupas, a loja era referência na venda de brinquedos, utensílios e eletrônicos.
Fundada em 1938, a varejista acompanhou a mudança agrária de Campinas, diante da antiga crise cafeeira. Depois disso, a região se transformou em uma rota urbana, recebendo outras diversas marcas populares, como Renner, Riachuelo e C&A.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$1,2 BI em dívida e falência: O fim de loja n°1, rival da C&A, no Rio de Janeiro, após 71 anos de atividade
● FIM devastador no Shopping Recife e 100% das lojas lacradas: Varejista famosa tem falência decretada em PE
● Encerramento das atividades: O fechamento de varejista n°1, rival da Riachuelo, em Recife, PE, após anos

Afinal, o que aconteceu?
Segundo o dono, Abdo El Banate, o formato de vendas mudou e a crise chegou à Skina Magazine. “As condições econômicas não favoreceram. Também não há perspectiva de mudança. Pensei muito, antes de fechar”, disse o empresário.
Pai de duas filhas que não assumiram os negócios, o empreendedor declarou estar cansado. “Nasci dentro de loja, foram dias inteiros lá dentro. Pensei por vários dias antes de tomar a decisão. Mas tive que fechar”, contou ao Sampi Campinas.
Lamentavelmente, além do prédio do Centro, outras duas unidades, nos shoppings Spazio Ouro Verde e Bandeiras, também fecharam. Ambas realizaram uma liquidação final, dando fim ao estoque, como uma forma de despedida do público.

Conclusão
- Em resumo, a Skina Magazine, de Campinas, encerrou as atividades no ano passado;
- A varejista de roupas e outros objetivos funcionou por quase 90 anos, no Centro do município;
- Fundada na década de 30, a marca fez parte da história da cidade, nas mãos de Abdo El Banate;
- O anúncio pegou os clientes de surpresa, recebidos com uma última queima de estoque.
+ Contudo, veja ainda outras empresas que também fecharam as portas!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br