O QUE ROLOU?!
Varejista gigante, falida no Brasil há 10 anos, reabre as portas no país e deixa clientes eufóricos
02/06/2024 às 8h20
Varejista gigantesca, vista como um dos maiores ícones do mundo da moda ,ressurge das cinzas após 10 anos no país e causa euforia
Em março de 2023, apesar do caos em que o varejo como um todo enfrentava, uma varejistas de moda, reconhecida como uma das marcas mais conceituadas do mundo têxtil, teve um retorno triunfal, após 10 anos da sua “falência” no Brasil.
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Essa noticia fez com que milhares de clientes entrassem em festa mas e, ao mesmo tempo, seus rivais do segmento entrassem em desespero com a sua retomada triunfante a esse mercado tão competitivo.
Estamos falando da gigante espanhola Mango, fundada ainda na década de 80 em Barcelona (Espanha),carregando consigo uma identidade de alfaiataria atemporal e um estilo casual clássico.
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Do chão ao topo …
Antes de tudo é bom puxar na memória o que fez esse nome tão renomado “falir” em solo brasileiro.
Conforme publicado pelo portal Metrópoles, a Mango passou por fechamentos massivos de lojas físicas em São Paulo e no Rio de Janeiro, há 10 anos, mais precisamente no ano de 2013.
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Na ocasião ela até tentou se manter no país pelo e-commerce, mas o público ainda não tinha o costume de fazer compras on-line, pelo menos não como nos tempos atuais.
De acordo com o portal Exame, o até então vice-presidente de desenvolvimento comercial da Mango Internacional, José Gómez, atribuiu essa decisão à “elevada burocracia brasileira e aos impostos à importação de bens”
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Além disso, o diretor acrescentou que “a companhia reestruturou suas operações de venda eletrônica, de modo que os esforços do grupo deveriam se concentrar a partir de agora nesse segmento”
Porém, ela voltou ao topo em nosso país por intermédio de uma parceria de peso com uma das empresas de e-commerce mais respeitada por aqui, a Dafiti.
Esse retorno ocorreu em meio aos investimentos da empresa para ampliar a internacionalização e enfrentar uma das suas maiores rivais do ramo, a também espanhola, Zara.
Vale dizer inclusive que a Zara, que está no mercado desde 1975, é referência até hoje quando o assunto é tendência e sofisticação.
Mas agora, com “as portas” da Mango abertas novamente, ela aterroriza não somente à Zara, como também outras rivais do mesmo segmento.
Vale esclarecer que o investimento em si não chegou a ser divulgado.
Fabio Fadel, diretor comercial da Dafiti, declarou à época que os produtos da Mango chegaram ao portfólio de itens do segmento premium do site, após uma negociação que durou longos nove meses.
O executivo afirmou que a escolha da Mango se deu pela relevância que ela tem mundialmente.
Voando ainda mais alto …
Com o seu retorno, a estratégia da Dafiti ficou ainda mais clara para os consumidores.
Isso porque o intuito da empresa ainda é manter a oferta do que há de melhor na moda democratizando o acesso às grandes marcas nacionais e internacionais.
Mesmo porque, a Dafiti entrega em todo o país e tem preços muito competitivos, fazendo a parceria ser ainda mais imbatível.
Vale dizer que a Mango está presente em mais de 115 países e possui mais de 2,6 mil lojas em todo o mundo.
Além disso, ela também conta com designers próprios, ofertando modelos diferenciados no mercado, com qualidade e a um preço acessível.
Fato esse que aumenta ainda mais o seu destaque, principalmente pela alta qualidade de seus produtos, bem como pela durabilidade de suas peças.
Entre todas as categorias disponibilizadas, se encontra uma grande variedade de malhas, suéteres e cardigans*
(*casacos mais longos feitos em sua maioria de lã).
Os consumidores também podem contar com opções de jeans, incluindo peças de diferentes modalidades, estilo e lavagens.
De acordo com o Diário do Comércio, a escolha da Mango pela Dafiti não poderia ser melhor, um vez que ela sempre conseguiu fazer o Brasil enxergar com bons olhos as marcas internacionais que estão chegando por aqui cada vez mais …
Segundo declarações do executivo da Dafiti, Flávio Dias, a credibilidade da Dafiti acaba viabilizando as marcas em enxergarem o espaço como a possibilidade de atuar em território nacional sem grandes riscos operacionais.
Isso graças a um bom relacionamento que a Dafiti já estabelece com inúmeras marcas globais, promovendo coleções e acima de tudo, respeitando o: “conceito (lifestyle) de cada marca, além de possuir um bom nível de serviço para todo o país”,
Público alvo
Ainda de acordo com Fábio Fadel, mencionado mais acima, a Mango lançou a “marca premium de entrada”, voltada a mulheres maduras das classes A e B, dispostas a pagar em torno de R$ 300, em média, por peça , e preços que variam de R$ 150 a R$ 500.
O que foi visto como um grande desafio para a Dafiti, a julgar pelos dados do relatório Webshoppers 47 elaborado pela NielsenIQ Ebit e obtidos com exclusividade pela Folha, em março de 2023.
Segundo um levantamento, feito ainda em 2022, o tíquete médio gasto na categoria moda e acessórios no Brasil foi de R$ 192, alta de 9% sobre os R$ 176 de 2021 (valores nominais).
Onde tudo começou …
Um fato bem interessante sobre a Mango é que, de acordo com o portal ” Mundo das Marcas”, Isak Andic Ermay, o pai da marca, durante sua viagem para Filipinas, comeu pela primeira vez uma manga.
Ao sentir o sabor da fruta, imediatamente decidiu usar o nome desta fruta tropical em sua nova marca de roupa.
A ideia original da nova loja baseava-se na criação de coleções de moda feminina que explorassem uma estética urbana, o que foi um verdadeiro sucesso até então …
O que pensa a Mango sobre a concorrência com a SHEIN?
A categoria têxtil representou 4% do faturamento bruto do comércio eletrônico no ano de 2022, o equivalente a R$ 10,5 bilhões.
Estes dados não consideram os varejistas online estrangeiros (crossborders), como a SHEIN, que se tornou um fenômeno de vendas e só cresce no Brasil.
Porém, segundo informações divulgadas pelo portal Folha de S. Paulo, a expectativa é que a Mango, a longo prazo, consiga quebrar até mesmo os imbatíveis produtos vindos da china,
Entre 2022 a 2023, a varejista asiática gerou filas nas duas lojas pop-up que abriu em São Paulo e no Rio. Para 2024 ela promete continuar com os novos pontos de venda temporários.
Mas como mencionamos, essa concorrência com a popular Shein, que oferece fast fashion a preços incompatíveis, não está incomodando nenhum pouco a Mango, na opinião de Fadel:
“A cliente da Shein busca uma roupa com alguma informação de moda, que acaba sendo substituída com facilidade, já a cliente da Mango não quer nada tão perecível e sazonal e paga por itens de maior qualidade.” – Afirmou ele
Vale dizer que a Shein está bem à frente, até mesmo da Dafiti, entre outras varejistas, em 2024*.
(Para saber mais sobre o assunto, clique aqui*)
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.