As Lojas Brasileiras, que levavam este nome por causa da principal concorrente, as Americanas, fecharam as portas nos anos noventa
No século passado, no ramo varejista, existia uma verdadeira guerra entre duas grandes marcas: Americanas e Brasileiras. Na época, as empresas eram rivais declaradas, antes de uma delas ter que passar de vez seu ponto para a Marisa, a atual rival da Renner.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por muitos anos, as marcas estiveram em alta. Porém, pela má gestão, as Lojas Brasileiras tiveram que baixar as portas em 1999. Desde então, a ‘vitória’ das Americanas foi declarada nessa briga, até que o recente rombo bilionário fizesse com que chegasse à mesma situação.
Ainda nos anos 80, a varejista teve o controle assumido pela família Goldfarb, a dona das Lojas Marisa, mas, uma década depois, a crise das Brasileiras já estava irreversível, por causa de uma dívida que superava R$ 100 milhões. Hoje, nenhuma das citadas, além da Renner, está bem.
A Marisa terminou o primeiro trimestre deste ano com um prejuízo avaliado em R$ 149 milhões. Além disso, ainda há vários pedidos de falência feitos por fornecedores da empresa. De lá para cá, mais de noventa lojas foram fechadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a maior loja do Brasil?
Fundada em 1922, no Rio Grande do Sul, a Renner é principal rede de lojas de roupa no Brasil. Com um faturamento bilionário, a marca supera as concorrentes como C&A e Riachuelo. A Marisa já esteve no páreo, mas passa por um momento complicado de vendas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE