A Ultralar, loja varejista muito famosa no Brasil, fechou as portas após décadas de sucesso em todo o país
Muitas varejistas que deixaram de existir continuam até hoje no imaginário do público, principalmente daquelas pessoas que eram clientes fiéis dessas lojas. Uma delas é a Ultralar, voltada à venda de botijões de gás, que se tornou uma loja de departamento com o passar dos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa é um braço varejista da Empresa Brasileira de Gás a Domicílio, que em certo momento se tornou a Ultragás. Seu nome original, Ultralar, foi uma jogada de marketing para associar o gás de cozinha, que até aquele momento era novidade, ao fogão que estava dentro das cozinhas de todos os brasileiros.
A empresa surgiu em 1956, multiplicou sua rede, e se diversificou ao ponto de abrir capital na Bolsa de Valores. Seu período de maior sucesso e crescimento foi entre 1970 e 1973. Em 1974, inaugurou um hipermercado, que mais tarde foi comprado pela rede Carrefour.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A QUEDA DA EMPRESA
No início dos anos 1990, o Grupo Ultra optou por não focar mais na venda de botijões de gás como uma forma de reestruturar sua posição no mercado, mas a medida foi desastrosa. A derrocada da Ultralar começou nesse momento, tendo uma grande concorrência na época para piorar a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como outras lojas de departamento famosas que faliram, a Ultralar também fechou as portas. Em 2000, a empresa decretou falência e a maioria das lojas foi comprada pela rede Casas Bahia.
QUAIS OUTRAS LOJAS DE DEPARTAMENTO FALIRAM?
Outras lojas que passaram pelo mesmo fim: a Mappin, que foi uma febre por décadas, fechou as portas assim como a sua ‘irmã’, a Mesbla. Ambas eram uma febre entre os consumidores, principalmente no centro de São Paulo, onde abriram lojas icônicas e históricas, que hoje só existem em fotos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE