FIM

Desinvestimento, derrocada e falência: O triste dia que grande varejista no Brasil teve fim confirmado

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Famosa loja de departamento fechou as portas (Foto: Reprodução/Sears)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Ultralar, loja varejista muito famosa no Brasil, fechou as portas após décadas de sucesso em todo o país

Muitas varejistas que deixaram de existir continuam até hoje no imaginário do público, principalmente daquelas pessoas que eram clientes fiéis dessas lojas. Uma delas é a Ultralar, voltada à venda de botijões de gás, que se tornou uma loja de departamento com o passar dos anos.

A empresa é um braço varejista da Empresa Brasileira de Gás a Domicílio, que em certo momento se tornou a Ultragás. Seu nome original, Ultralar, foi uma jogada de marketing para associar o gás de cozinha, que até aquele momento era novidade, ao fogão que estava dentro das cozinhas de todos os brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa surgiu em 1956, multiplicou sua rede, e se diversificou ao ponto de abrir capital na Bolsa de Valores. Seu período de maior sucesso e crescimento foi entre 1970 e 1973. Em 1974, inaugurou um hipermercado, que mais tarde foi comprado pela rede Carrefour.

Ultralar foi uma lojas de varejo queridinhas do passado (Foto: Divulgação)

A QUEDA DA EMPRESA

No início dos anos 1990, o Grupo Ultra optou por não focar mais na venda de botijões de gás como uma forma de reestruturar sua posição no mercado, mas a medida foi desastrosa. A derrocada da Ultralar começou nesse momento, tendo uma grande concorrência na época para piorar a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como outras lojas de departamento famosas que faliram, a Ultralar também fechou as portas. Em 2000, a empresa decretou falência e a maioria das lojas foi comprada pela rede Casas Bahia.

QUAIS OUTRAS LOJAS DE DEPARTAMENTO FALIRAM?

Outras lojas que passaram pelo mesmo fim: a Mappin, que foi uma febre por décadas, fechou as portas assim como a sua ‘irmã’, a Mesbla. Ambas eram uma febre entre os consumidores, principalmente no centro de São Paulo, onde abriram lojas icônicas e históricas, que hoje só existem em fotos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comercial da Ultralar (Foto: Reprodução/YouTube)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile