Engolida

R$100 milhões em dívidas: O triste dia em que varejista tradicional acabou sendo engolida pela Marisa

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Loja de departamento lotada (Reprodução - Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tradicional varejista, com milhões em dívidas, foi engolida pela Marisa

Uma tradicional varejista de departamentos viveu grande expansão no Brasil, precisou fechar as portas e dar oportunidade a Marisa crescer.

As Lojas Brasileiras eram uma rede de lojas de departamentos e variedades do Brasil, que competia com as Lojas Americanas. Ficaram em evidência de  1944 e 1999, quando foram fechadas por causa de prejuízos no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

24 anos depois do fim das Lojas Brasileiras no Brasil, sua concorrente direta, as Lojas Americanas entraram com recuperação judicial para não ir a falência após um rombo fiscal.

A estratégia de vendas da Lobras no Brasil foi fortemente influenciada pelas lojas americanas. As duas sempre concorreram em mercado e disputavam o mesmo público e era comum encontrar unidades das Lojas Brasileiras próximas de pontos das Lojas Americanas.

Antiga lojas brasileiras fecharam (Reprodução – Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

POR QUE A LOBRAS FECHOU?

Em 1982, a varejista Lojas Brasileiras passaram ao controle da família Goldfarb aqui no Brasil, que já era proprietária das Lojas Marisa. Em 1999, a rede encerrou as atividades por causa de uma dívida de cerca de R$ 100 milhões.

Antes do Plano Real, a varejista Lobras e outras empresas no Brasil  compensavam prejuízos aumentando com frequência os preços das mercadorias. Como os preços mudavam a todo momento, os consumidores não percebiam a manobra. Depois do Plano Real, que trouxe estabilidade econômica, a prática ficou mais difícil.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por terem sido compradas pela mesma família, algumas sedes das Lojas Brasileiras hoje em dia são Marisa aqui no Brasil, a rede de lojas de roupa feminina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile