Varejo, cervejaria, operadora e loja de roupas à beira da falência
O ano de 2023 está sendo um dos mais difíceis dos últimos tempos para as empresas no Brasil, e a crise financeira atinge todos os ramos, inclusive gigantes do varejo, cervejaria, loja de roupas e até operadora de celular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos casos que mais chamou a atenção foi da Lojas Americanas, uma das maiores e mais antigas redes varejistas do país, com dívidas que ultrapassaram os 50 bilhões de reais, entrando com um pedido de recuperação judicial.
Isso já fez com que a empresa fechasse algumas lojas espalhadas pelo país, gerando uma grande demissão em massa de parte de seus funcionários e ocasionando um efeito dominó no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome cerveja, e por conta disso é difícil de se imaginar que uma cervejaria esteja enfrentando uma grave crise financeira, mas é o que ocorre com o Grupo Petrópolis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fabricante da cerveja Itaipava também entrou com um processo de recuperação judicial, já que possui uma parcela de dívida no valor de R$105 milhões, que venceu no final do mês de março.
A dívida total da empresa já está em 4,4 bilhões de reais e o Grupo Petrópolis tem uma necessidade que pelo menos 360 milhões sejam pagos para aliviar um pouco as dívidas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quase todos os brasileiros também possuem um celular, mas uma operadora, gigante como a Oi, também enfrenta problemas e já está em seu segundo pedido de recuperação judicial.
A operadora já possui mais de 35 bilhões de reais em dívidas, mesmo após uma grande redução delas após o primeiro pedido, mas acabou se enrolando e fazendo novas dívidas, ficando à beira da falência, por conta da difícil negociação com seus credores.
A loja de roupas Amaro também solicitou a recuperação judicial, com uma dívida de mais de 244 milhões de reais, que foram prejudicados por conta do alto juros e retração dos investimentos em empresas de tecnologia.
Essa entra para a lista das empresas que estão à beira da falência, somente nesse ano de 2023.
Quantas empresas entraram com pedido de recuperação judicial?
Somente nos primeiros 3 meses deste ano, quase 200 empresas entraram com pedido de recuperação judicial.