Renata Vasconcellos para JN com morte de famoso e crava luto na Globo
A âncora Renata Vasconcellos paralisou o Jornal Nacional nesta última quarta-feira (21), com morte de famoso e crava luto na TV Globo, deixando milhões de telespectadores chocados com a trágica notícia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Morreu hoje, no Rio de Janeiro, aos 86 anos, um dos mais influentes pensadores das Ciências Sociais no Brasil”, anunciou a jornalista. Trata-se do sociólogo Luiz Werneck Viana que também era formado em Direito e dedicou a carreira ao ensino de Sociologia e Política.
O sociólogo nasceu no Rio em 1938, em Ipanema, e se formou pela em Direito na antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Uerj. Depois, também se graduou em Ciências Sociais pela UFRJ. Publicou livros que são referência para a Sociologia, além de trabalhos importantes sobre a Justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi militante do Partido Comunista e buscou exílio no Chile no auge da repressão da ditadura militar. No entanto, o mesmo estava internado no Hospital Copa D’Or, que confirmou sua morte. Luiz tinha uma doença pulmonar crônica.
Em nota, o centro médio informou: “O Hospital Copa D’Or lamenta profundamente a morte do paciente Luiz Jorge Werneck Vianna na tarde desta quarta-feira (21). O hospital se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda, também informa que não tem autorização para divulgar mais detalhes.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que o sociólogo atuava como professor da PUC-Rio antes de seu falecimento. Inclusive, a instituição divulgou uma nota lamentando a perda do grande professor:
“É com grande pesar que a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) recebe a notícia do falecimento do reconhecido sociólogo Luiz Werneck Vianna, ocorrido hoje. Luiz Werneck Vianna foi um intelectual de grande relevância para o campo da sociologia e para a comunidade acadêmica como um todo. Seu legado se estende nas orientações de muitas gerações, estudos e reflexões sobre a sociedade brasileira, onde deixou uma marca indelével na história do pensamento social no Brasil”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais livros Luiz Werneck Vianna publicou?
- Liberalismo e sindicato no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2000 (reedição).
- A revolução passiva: iberismo e americanismo no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1997
- A judicialização da política e das relações sociais no Brasil . Rio de Janeiro: Revan, 1999.
- Democracia e os três poderes no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
- A modernização sem o moderno. Brasília: Fundação Astrogildo Pereira, 2011.