Depois das críticas da âncora do Fala Brasil, a emissora promoveu mudanças no jornalismo
Os desdobramentos dos comentários de Mariana Godoy contra o presidente Jair Bolsonaro seguem gerando profundas mudanças dentro da Record. Nesta quinta-feira (12), o jornalista Flávio Ricco, contratado do Grupo Record, divulgou o novo manual de conduta para os jornalistas do canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de mais nada, cabe lembrar que há duas semanas, Mariana Godoy, âncora do Fala Brasil, foi muito criticada por classificar uma live de Bolsonaro como “bizarra“.
A partir daí a cúpula da Record proibiu qualquer âncora, apresentador e até mesmo seus repórteres de fazerem comentários sobre política durante os programas da casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Oficializando a medida, a Record disparou um comunicado interno, sobre as “atualizações” no manual de conduta dos profissionais do departamento de Jornalismo.
“O jornalismo deve se pautar na busca pela divulgação de informações de forma correta, com isenção, agilidade e credibilidade”, destaca um trecho do comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O jornalismo tem uma nova cara, e ferramentas inovadoras precisam ser incorporadas à rotina de trabalho, com responsabilidade e compromisso”, informa Antonio Guerreiro, vice-presidente de jornalismo, que assina o documento.
“Este manual não foi criado para limitar as ações de quem atua direta ou indiretamente com o Jornalismo do Grupo Record, mas para apontar comportamentos esperados de um profissional qualificado e responsável, e alertar sobre alguns riscos aos quais todos estamos sujeitos“, conclui.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MANUAL ANTI MARIANA GODOY
Antes do vazamento das novas ordens, o site TV Pop já havia informado sobre a intenção da direção da Record e de acordo com o portal, o documento ganhou o apelido de “Manual anti-Mariana Godoy” nos bastidores da emissora.
Fato é que depois de vários comentários contra Jair Bolsonaro, que é aliado político de Edir Macedo, dono da Record, Mariana Godoy acabou sendo “cortada” pela nova ordem da direção.
Se antes era frequente ver a personalidade da âncora durante o telejornal, nos últimos dias, Mariana Godoy foi limitada a apenas narrar as manchetes e raramente interagir com seu colega de bancada, Sérgio Aguiar.