Em mais de três décadas do surgimento do HIV, alguns artistas enfrentaram o preconceito, assumiram suas sorologias e se tornaram militantes da causa.
A AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença que afeta o sistema imunológico humano e é causada pelo vírus HIV. A vulnerabilidade do corpo causada pela doença, torna o organismo humano mais fraco, abrindo as portas para novas doenças simples e graves que podem ser fatal ao portador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo o tratamento dessas doenças sendo mais complicados devido a presença do vírus HIV no organismo, os avanços da medicina possibilitam que a pessoa conviva com a enfermidade sem que isso atrapalhe sua rotina diária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja na lista abaixo o nome de algumas celebridades que convivem ou conviveram com a AIDS e surpreenda-se.
Abrindo a lista vem o ator Charlie Sheen, que se tornou famoso no mundo todo por fazer o papel de Charlie Harper na série de humor Dois Homens e Meio. O astro revelou em um programa de TV dos Estados Unidos ser portador de HIV positivo depois de muitas chantagens e ameaças de extorsão financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo tendo contraído a AIDS, o famoso realiza tratamentos médicos regularmente e leva sua vida de maneira normal.
Outro famoso que revelou ser portador do HIV foi o ex-jogador de basquete americano Magic Johnson, que no ano de 1991, afirmou ao público ser soropositivo. Acontece que com ajuda dos avanços da medicina e uma rotina cuidadosa, o astro da NBA consegue conviver normalmente com o vírus há mais de 25 anos.
É quase impossível não se lembrar do marcante Etevaldo, do seriado infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Para quem não sabe, o ator que interpretava o personagem, Wagner Bello, era portador do vírus HIV. Tristemente, o astro faleceu aos 34 anos de idade durante uma das gravações para o seriado.
Cazuza é um outro grande exemplo de artista que se tornou uma marca da epidemia no Brasil. O cantor foi diagnosticado com o vírus em 1986, vindo a óbito quatro anos depois, em 1990. O músico, no entanto, só assumiu ser um portador do HIV em 1989.
Fechando a lista das celebridades que contraíram o HIV, vem ator de Queer Eye, Jonathan Van Ness, que soube que era soropositivo aos 25 anos de idade, quando ainda trabalhava em um salão de beleza.
Durante uma entrevista concedida ao New York Times, o astro relatou que “O dia em que descobri foi tão devastador quanto você imagina que pode ser”.