Brasileiros tem a chance de receber um valor alto apenas com o CPF
Uma excelente notícia chegou para uma parcela de brasileiros nesta data. O Banco do Brasil anunciou a liberação de R$ 1.320 para um grupo específico de CPFs.
Muitas dúvidas surgiram a respeito do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para os trabalhadores que exerceram atividades em 2022, especialmente após a conclusão dos pagamentos relacionados ao ano-base 2021. É importante destacar que o pagamento referente ao ano-base 2022 está previsto para 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O adiamento do pagamento do PIS/Pasep do ano-base 2020 ocorreu em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Os recursos destinados a esse pagamento foram redirecionados pelo governo federal para combater a crise sanitária. Essa reorganização impactou o cronograma do abono salarial. O abono referente ao ano-base 2020 foi efetuado em 2022, e o do ano-base 2021, inicialmente previsto para 2022, começou a ser pago somente em fevereiro de 2023.
Leite com formol: Marcas famosas arrancadas do mercado às pressas após grave denúncia
Portanto, seguindo essa sequência de eventos recentes, o pagamento do abono salarial para aqueles que exerceram atividades em 2022 está programado para 2024. No entanto, é importante ressaltar que essa situação pode sofrer alterações. Até o momento, o Governo Federal não emitiu um comunicado oficial sobre a regularização do calendário do PIS/Pasep.
O pagamento do PIS será realizado pela Caixa Econômica Federal para trabalhadores do setor privado, enquanto o Pasep será pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos. É fundamental ficar atento a atualizações e informações oficiais relacionadas ao calendário de pagamentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor do PIS/Pasep é estabelecido com base no salário mínimo do ano em que o pagamento ocorrer. Portanto, o valor do salário mínimo para o próximo ano será definido quando o governo apresentar o valor do salário mínimo.
Para ter direito ao PIS/Pasep, o trabalhador deve atender aos seguintes critérios:
- Estar inscrito no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos.
- Ter trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias no ano-base usado para o cálculo, com um salário mensal médio de até dois intervalos mínimos.
- Ter os dados do emprego devidamente registrados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Os trabalhadores podem verificar se têm direito ao abono salarial por meio do site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. Além disso, a central de atendimento Alô Trabalhador, disponível pelo telefone 158, está à disposição para prestar assistência e esclarecimentos sobre o assunto.
Onde vejo o PIS Pasep?
Para consultar seus dados do PIS/Pasep e obter informações sobre o abono salarial, você pode utilizar os seguintes métodos:
- Aplicativos:
- Meu INSS: Pode conter informações sobre o PIS/Pasep.
- FGTS: Permite consultar informações relacionadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que está vinculado ao PIS.
- Caixa Tem: Fornece informações sobre contas vinculadas à Caixa Econômica Federal, incluindo o PIS.
Fonte: Folha Financeira.