Melhor que o 13º: CLT’s e idosos podem aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda
Declarar o imposto de renda é uma obrigação que diversos brasileiros fazem todos os anos, mas que muitas vezes acaba interferindo nas finanças da família, por ser um valor considerável que deve ser pago.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a restituição do imposto é uma das maneiras de obter o valor de volta nas contas dos brasileiros. Sabendo disso, confira como aumentar o valor desse retorno com as nossas dicas abaixo. Confira!
Entenda e escolha qual é o tipo da sua restituição
A restituição simplificada oferece um abatimento padrão de 20% sobre a renda tributável, feita para quem tem poucas despesas a deduzir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a declaração completa pode ser escolhida para quem possui um volume significativo de despesas dedutíveis. Então, observe qual melhor se adapta ao perfil da sua família.
Declarações separadas
Pode ser mais vantajoso que os casais optem por declarações separadas, especialmente se ambos tiverem rendimentos tributáveis. Então, converse com seu cônjuge sobre a possibilidade de fazer desta forma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Organize seus comprovantes
Lembre que as despesas com dependentes podem aumentar sua restituição, então é essencial manter todos os recibos e comprovantes organizados para facilitar a declaração.
Inclua em suas lista os gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e contribuições ao Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).
Faça doações
Você pode destinar até 6% do imposto devido a entidades beneficentes e projetos culturais ou esportivos aprovados pela Receita Federal, então uma boa forma de aumentar sua restituição é contribuindo em ações sociais.
Planeje os documentos com antecedência
Por último, mas não menos importante: planeje os documentos com antecedência, como RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência; Dados bancários atualizados; Comprovantes de renda (informes de rendimentos de empresas, bancos, corretoras, aposentadoria; Comprovantes de pagamentos com saúde e educação.
Quando começa a restituição do imposto de renda?
A restituição do imposto de renda tem início marcado para 15 de março e pode ir até 31 de maio, então se planeje, colocando em prática todas as nossas dicas.