Confira o truque tem feito motoristas embrulharem a chave do carro com papel
Motoristas do mundo todo estão fazendo um truque para evitar que criminosos possam comprar chaves “virgens” e usá-las para replicar o código de acesso de seus veículos.
Tudo isso por que um erro está fazendo que as chaves automáticas dos carros modernos emitam sinais para eles e porque falhas em sistemas de criptografia nessas chaves – ou seja, nas técnicas usadas para proteger as informações – tornando-as vulneráveis, o que pode acontecer até mesmo a clonagem delas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Milhões de chaves usando os mesmos segredos – do ponto de vista da criptografia, é uma catástrofe”, analisou na época Timo Kasper, da Kasper & Oswald, em entrevista à BBC.
Especialistas em segurança afirmam que, embora não seja o ideal, esse é um método muito fácil e barato, que pode ser feito pela maioria da população brasileira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos falando de uma forma de comunicação por ondas eletromagnéticas, como rádio ou televisão. Pense em uma música que é constantemente usada em uma rádio e uma fechadura que se abre ao ouvir essa música. Se eu conheço a música, posso abrir a fechadura”, diz à BBC News Mundo Moshe Shlisel, CEO da agência de segurança cibernética GuardKnox Cyber Technologies.
Como os ladrões roubam veículos com alarmes?
Os criminosos sabem que os alarmes do carros costumam disparar com facilidade, muitas vezes basta um simples esbarrão para que isso aconteça e para saberem disso os criminosos chacoalham o veículo, em alguns casos até dão chutes para saber se ele possui um sistema de alarme.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, os criminosos observam se o carro tiver alarme ou um corta-combustível, procurando pela fiação para que possam desativar esses componentes.