Com a morte súbita de Jacinto (Tarcísio Meira), Afrânio escolhe matar seu sonho de independência para se transformar na continuação do pai: o jovem Coronel Saruê.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mando de Encarnação (Selma Egrei), o jovem coronel faz o percurso de reconhecimento dos parceiros de seu pai por toda a região nordestina. E, em uma dessas fazendas, o desejo lhe cega. Afrânio não resiste aos encantos de Leonor (Marina Nery), filha de Aracaçú (Carlos Betão), e se envolve com a menina. Ele não podia imaginar que aqueles momentos de desejo lhe renderiam um casamento à base do facão: casava ou morria.
A partir daí, Leonor passa a viver na fazenda da matriarca Encarnação, que a recebe como uma qualquer, rejeitando que uma mulher de classe mais baixa se casasse com seu filho e muito menos que essa mulher tivesse esperando um herdeiro dele. Porém nasce Maria Tereza (Isabella Aguiar/Julia Dallavia/Camila Pitanga), uma menina, para o assombro de Encarnação, que, em meio a um parto encruado, foi quem trouxe a neta ao mundo, espalhando a notícia de que nem para dar um filho varão Leonor prestava.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE