A obstinação de Bento (Irandhir Santos) em investigar a vida de Afrânio (Antonio Fagundes) não vai acabar bem, em “Velho Chico”. O coronel Saruê vai ficar sabendo que o vereador anda perguntando aqui e ali, e decidirá acabar com a trégua que havia combinado.
O coronel vai aparecer mandando seus capangas darem uma surra no vereador. Em seguida, um homem procura Bento e oferece provas sobre o desvio de verbas em Grotas. O irmão de Santo (Domingos Montagner) fica desconfiado e o suposto informante continua falando
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Sou funcionário da secretaria de obras e estou sendo coagido a participar de um esquema de corrupção. Preciso do meu emprego, mas isso pode estourar na minha mão lá na frente! O senhor é o único em que posso confiar. É a conversa que corre na prefeitura… por isso não posso ser visto com o senhor…”, diz o homem.
O sujeito fala que pode dar informações que ele não tem e Bento, desconversando, diz que não precisa de informações assim. “De outro jeito o senhor não vai conseguir!”, fala. Curioso, Bento pergunta do que se trata. “Caixa dois. Malas de dinheiro que vão para um doleiro de Salvador. Tenho alguns nomes e sei que o esquema não é só em Grotas. Se o senhor tiver realmente interessado no que investiga, lhe esperarei na praça quatorze de setembro”, diz ele. Bento diz que ele poderia procurar a polícia ou o Tribunal de Contas, mas o homem fala que não tem para onde correr porque só confia nele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No encontro, o homem misterioso pergunta, primeiro, o que Bento sabe do esquema. Depois de algumas frases, ele soltará: “E se o vereador quiser que sua vida continue, era bom que essa investigação terminasse aqui!
Nesse instante se aproximam três sujeitos bem mal encarados, cada um fechando uma das saídas de Bento. Ele se levanta do banco e tenta caminhar para longe dali, ao se levantar sente o cordão de contas que Ceci (Luci Pereira) lhe deu arrebentar no pescoço, e as miçangas caírem no chão. Um dos capangas de Afrânio empurra Bento, que tenta reagir, quando os outros dois se aproximam e, juntos, começam a lhe dar uma surra. Bento tenta se defender, mas sua resistência é quase em vão. Um último pontapé lhe acerta a cabeça e ele desmaia, amolecendo todo o corpo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE