Encarnação (Selma Egrei) foi a mandante do assassinato de capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) na primeira fase de “Velho Chico”. Nos próximos capítulos da novela das nove, a matriarca confessará ao padre Benício (Carlos Vereza) que foi ela quem eliminou o rival e alimentou a briga entre os Sá Ribeiro e a família Dos Anjo, mas Afrânio (Antonio Fagundes) não a deixou assumir a autoria do crime.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo da matriarca é conseguir o perdão de Deus para que possa morrer em paz. Só que o religioso se nega a dar a penitência a Encarnação. Transtornado, Benício afirma que maldito é o homem que peca na esperança do perdão.
Encarnação surta e o expulsa de sua casa. Sem saída, a mãe de Afrânio (Antônio Fagundes) sai sozinha, descalça e anda até a Piatã. Ela procura Piedade (Zezita Matos) e confessa o que fez, pedindo seu perdão. A mãe de Santo (Domingos Montagner) aceita seu pedido de desculpas e Encarnação morre em paz.
“A senhora, que se diz mãe, banhou de sangue seu próprio filho e cobriu o destino dele com essa couraça de coronel!”, aponta ele. “Não se atreva a me julgar por isso!”, enfrenta Encarnação. “Pois a senhora que viva até o final de sua vida carregando sua culpa!”, rebate Benício, que é expulso pela matriarca: “Saia já da minha casa! Seu maldito!”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE