Você precisa saber sobre o anúncio que traz 2 perigos ao colocar CPF em farmácias do RJ
Não é preciso ser um especialista no assunto para saber que, ao realizar compras em diversos estabelecimentos, a primeira pergunta que ouvimos ao realizar o pagamento, é se desejamos colocar o CPF na nota.
Inclusive, nos últimos anos também acabou se popularizando tal ato em meio as compras nas farmácias. Assim, é de suma importância que todos saibam detalhes sobre um anúncio que traz 2 perigos ao colocar CPF em farmácias do RJ que gigantes, como, por exemplo, a Venancio, a Droga Raia, dentre outras, não contam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal O Globo, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro, órgão do Ministério Público Federal (MPF), está conduzindo uma investigação sobre a prática de algumas farmácias.
Tal prática, vale dizer, seria a de exigir que os clientes informem seus CPFs no momento da compra. Dessa forma, a investigação se dá pelo fato de que existe a suspeita de que tais estabelecimentos utilizam o número do documento dos clientes para abastecer um banco de dados com o seu histórico de compras e, depois, vendem essas informações.
Assim, ainda de acordo com a fonte, o procurador federal Júlio Araújo convocou uma reunião com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a Anvisa e o Conselho Federal de Farmácias para falar sobre isso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ENTENDA
Não é preciso ser um especialista no assunto para saber que as farmácias não deixam claro para onde vão as informações. Ou seja, acabam não contando aos clientes. Dessa forma, foi informado que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pede então elaboração de um relatório de impacto por parte das empresas.
Nesse relatório, as farmácias devem agir descrevendo o tipo de informação coletada, a metodologia para segurança dos dados e os mecanismos de redução de riscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÃO
Diante de tudo isso, é muito importante deixar claro que, se você faz compras em uma farmácia, seja qual for, você não é obrigado a fornecer o número do seu CPF.
Você pode recusar tal informação em casos que não envolvam a compra de antibióticos e outros medicamentos de receita controlada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS SÃO AS MAIORES REDES DE FARMÁCIA DO BRASIL?
Confira a seguir uma lista com as principais redes de farmácias do Brasil:
- Panvel;
- RD Saúde (Raia Drogasil);
- Grupo DPSP (Drogaria São Paulo e Pacheco);
- Drogaria Araújo;
- Farmácias Pague Menos/ Extrafarma.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.