FIM DEFINITIVO

Venda à Gol e falência decretada: O fim de 3 companhias aéreas tradicionais após não suportarem concorrência

09/12/2023 às 22h30

Por: Felipe Henrique
Imagem PreCarregada
Companhias aéreas tradicionais não suportaram

Companhias aéreas tradicionais não suportaram concorrência e faliram

Os desafios financeiros já levaram várias companhias aéreas a suspender suas operações de voo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta indústria é reconhecida por operar com margens estreitas, sendo o Brasil um mercado ainda mais complexo devido aos efeitos cambiais e às incertezas macroeconômicas.

Nos últimos 30 anos, várias companhias aéreas, mesmo com histórico positivo e preferência dos passageiros, enfrentaram encerramentos de atividades devido a dificuldades financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nomes notáveis nessa lista incluem Vasp, Transbrasil e Varig, evidenciando a vulnerabilidade do setor.

Além dos desafios inerentes à operação do transporte aéreo, como os custos de combustíveis e a exposição cambial, as incertezas macroeconômicas e as decisões governamentais de cada período, como o congelamento de preços de passagens nas décadas de 1980 e 1990, também contribuíram para o declínio dessas empresas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TRANSBRASIL

Uma importante companhia aérea brasileira nas décadas de 1970 e 1980, a extinta TransBrasil, teve sua origem em Santa Catarina na década de 1950, fundada por Omar Fontana, filho do fundador da Sadia, Attilio Fontana.

A empresa solidificou sua posição como uma das principais do setor por muitos anos, chegando a realizar voos internacionais nos anos 1990. Contudo, enfrentou dificuldades financeiras na segunda metade dessa década e teve sua falência decretada no início de 2002.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VARIG

A Varig destacou-se como uma das maiores companhias aéreas do mundo, renomada pela excelência de seus serviços, especialmente em rotas internacionais para os principais destinos globais. Entretanto, a partir da década de 1990, a empresa enfrentou prejuízos consecutivos, acumulando uma dívida que ultrapassou os 4 bilhões de reais no início dos anos 2000.

Nesse período, a Varig passou a enfrentar a concorrência da então recém-chegada Gol e da TAM.

Em 2005, a Varig entrou em recuperação judicial, vendendo parte de suas operações, a Varig Log, para a portuguesa TAP. Em 2007, foi adquirida pela Gol por 320 milhões de dólares, assumindo várias de suas rotas domésticas por meio dos slots (direito de operar trechos específicos). No ano de 2010, a empresa teve sua falência decretada pelo sistema judiciário.

VASP

A Viação Aérea São Paulo (Vasp) teve suas raízes na década de 1930, operando principalmente como uma companhia estatal ao longo de sua história.

Em 1990, passou por um processo de privatização, sendo adquirida pelo empresário Wagner Canhedo. Com essa mudança, a empresa expandiu suas operações para incluir rotas internacionais. No entanto, no início dos anos 2000, a Vasp enfrentou consideráveis dificuldades financeiras, culminando no pedido de recuperação judicial em 2005. Três anos depois, a companhia teve sua falência decretada.

Vasp (Foto: Reprodução Internet)

Vasp (Foto: Reprodução Internet)

QUAL RIVAL DA GOL TEVE FIM ESCANDALOSO?

E no ano de 2006, uma das maiores companhias aéreas do Brasil, rival da Gol, acabou entrando em uma crise ferrenha e, posteriormente, teve sua falência decretada em meio à dívidas e escândalos.

+ “Me comer o dia inteiro”, Angélica faz revelação sobre Luciano Huck, cantora se envolve e fala até de sexo grupal 

Estamos falando da companhia aérea que aliás foi a primeira companhia aérea do Brasil, fundada em 1927 na cidade de Porto Alegre, sendo vista como uma das mais importantes também. Para saber de todos os detalhes, leia a matéria completa clicando aqui!

Avião (Foto: Reprodução Internet)

falência
Gol

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.