POR ESSA NINGUÉM ESPERAVA!

Extinção e venda à Nestlé: O fim de fábrica de doces gigante por fusão com rival para derrubar a Lacta

25/09/2024 às 6h20

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Grande fábrica voltada ao mercado de doces, teve fim após venda à Nestlé e fusão arrasadora que aterrorizou marcas como a Lacta (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Internet/Freepik)

Grande marca de doces, no segmento de sorvetes, após ser comprada pela Nestlé acabou se despedindo do público após fusão para derrubar rivais como Lacta e outras

Você pode não se lembrar, mas entre os anos 80/90 existiu uma grande fábrica de doces, cuja marca fazia a cabeça da galera com seus sorvetes em sabores e formatos irresistíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, quem tinha como costume ir à praia na época deve lembrar bem dos carrinhos de sorvete, aonde a marca ganhava um destaque ainda maior.

Se você pensou na marca Yopa, acertou em cheio! Porém, o que muitos não sabem é que seu fim foi marcado por grandes viradas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Como a venda para a poderosa Nestlé;
  • Uma grande fusão com rival que deixou outras concorrentes no chão como a também gigante Lacta.

História e tradição

Conforme mencionamos acima, a marca possuía inúmeras linhas de sorvetes, cujos quais tiveram seu maior “BOOM” entre as décadas de 80/90.

Inclusive, seu sucesso por aqui se deu principalmente por conta dos produtos com personagens conhecidos da Disney, como o Mickey, e de formatos até então inovadores, como o jatinho e o cone. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal Exame, a origem da Yopa se deu na Alemanha ainda no ano de 1933.

O alemão Josef Pankofer criou por lá o sorvete Jopa (iniciais do nome e do sobrenome dele). Aliás, vale destacar que foi um dos primeiros sorvetes e alimentos congelados partindo de uma produção industrial.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, no ano de 1969, a Nestlé assumiu o controle da empresa:

  • Com a aquisição da Nestlé, a marca começou a chegar em novos mercados, como Espanha, Suíça, França, Chile e México.
  • Já no Brasil, a marca deu o seu olá em 1972. Para manter a pronúncia original, o nome foi adaptado de Jopa para Yopa.

Diversão e sabor

Logo nos primeiros anos de atuação no Brasil, a Nestlé adaptou marcas de chocolate em sorvetes, o que ganhou a popularidade das pessoas. Entre os mais populares estavam:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Galak;
  • Prestígio;
  • Chokito;
  • Lollo;
  • Leite Moça;
  • Brigadeiro;
Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Toda a produção e distribuição dos produtos foi focada na região Centro Sul do país por 10 anos, até 1982.

A partir daí, a Yopa concentrou as vendas e produções na região Sudeste, com operações no Rio de Janeiro e em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos anos 90, a marca mantinha a liderança com 12% do mercado de sorvetes do país. Ficando atrás somente das:

  • Gelato, da Gessy Lever (antiga Unilever);
  • Kibon, líder do setor com cerca de 60% do mercado.

Fusão arrasadora

Ainda em 1990 a Nestlé decidiu concretizar a fusão coma Gessy Lever no intuito de criar uma  joint-venture casando as operações das marcas Yopa (da Nestlé) e Gelato (Gessy Lever) no Brasil. 

De acordo com o portal Exame, a negociação levou cerca de 8 meses e criou uma nova empresa, chamada Insol, controlada 50% por cada companhia.

Nesse mesmo período, a empresa também lançou picolés famosos, como o Comics, com a imagem do Mickey, e o famigerado e delicioso sorvete Sem Parar

Essa fusão durou até meados de 1993, porém ajudou a alavancar a marca de sorvetes da Nestlé.

Conforme dito acima a inovação e criatividade fez com que a linha estourasse muito rápido no gosto popular da época, fazendo com que as demais marcas, como a Lacta, ficassem em desvantagem.

Quando a Yopa teve seu fim definitivo?

Porém, no ano de 1997, a Unilever comprou a Kibon, fazendo com que a rival tomasse a liderança do mercado no Brasil.

O fato acabou obrigando a Nestlé a ser ainda mais estratégica com a sua marca Yopa. Aos poucos, pesquisas de mercado começaram a apontar preferência crescente pelos produtos da própria Nestlé.

Com isso, a resposta da marca foi extinguir a marca Yopa e a substituir pela própria identidade corporativa.

Aliás, vale destacar que até hoje os Sorvetes Nestlé ainda são comercializados, com novas linhas, sabores, formatos e misturas …

Conclusões finais:

Toda essa história da Yopa nos faz refletir em como nenhum mercado está isento de mudanças, por mais que a marca/empresa tenha uma trajetória de sucesso.

Independente do segmento, a inovação e adaptação diante das adversidades são fundamentais para que uma ou mais marcas permaneçam existindo.

🚨 Gusttavo Lima foragido + Deolane sai 'pobre' da cadeia + Agress@o nos bastidores de TV  

Nestlé
sorvetes
Venda da Yopa
yopa

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.