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Venda à Volkswagen e encerramento de produções: 2 viradas para o declínio e extinção de montadora no Brasil

22/02/2025 às 14h30

Por: Ionara Santna
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A extinção de montadora no Brasil e venda à Volkswagen (Foto: Internet)

Após anos de operação no Brasil, montadora de carros tradicional declina e é vendida para concorrente; veja os bastidores

O setor automotivo brasileiro presenciou diversas reviravoltas ao longo das décadas, mas poucas foram tão marcantes quanto a ascensão e queda de uma montadora gigante, vendida à Volkswagen.

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A Chrysler do Brasil chegou ao país com grandes expectativas, teve um destino inesperado e foi vendida para a Volks, encerrando suas produções. Mas o que levou a esse desfecho?

O TV Foco reuniu informações sobre os bastidores desse declínio marcante, ainda desconhecido por muitos, mas que movimentou o cenário automotivo nacional. Quer saber tudo? Veja à seguir!

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Montadora de carro – Volks (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

A chegada e crescimento da Chrysler no Brasil

A Chrysler desembarcou oficialmente no Brasil em 1967, adquirindo a Simca do Brasil, uma fabricante francesa que já operava no país.

Com isso, passou a produzir modelos conhecidos, como o Esplanada e o Regente, mas logo investiu em modelos próprios, como os famosos Dodge Dart, Charger e Le Baron, conquistando o público brasileiro.

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O sucesso dos Dodges, com seus potentes motores V8, consolidou a presença da Chrysler no país. No entanto, esse mesmo diferencial acabaria se tornando um problema nos anos seguintes.

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Dodge foi a aposta do Chryslet para o mercado brasileiro (Foto: Divulgação Chryster)

A crise do petróleo e o golpe fatal na Chrysler

O declínio da Chrysler do Brasil começou em 1973, quando a crise do petróleo elevou os preços dos combustíveis e afetou diretamente os carros de maior consumo, como os Dodges.

Enquanto concorrentes apostavam em modelos mais econômicos, a Chrysler demorou a reagir, resultando em queda nas vendas e dificuldades financeiras.

A montadora tentou se reinventar, mas já era tarde. A crise econômica e a forte concorrência pressionaram a Chrysler, que viu sua presença no mercado brasileiro enfraquecer.

As duas viradas que selaram o destino da Chrysler

A situação financeira da Chrysler se agravou ainda mais no final dos anos 1970, levando a empresa a tomar uma decisão drástica envolvendo uma rival do setor, a Volks.

Assim, a primeira grande virada veio em 1979, quando a Volkswagen adquiriu 67% das ações da Chrysler do Brasil.

Esse movimento fez com que a montadora alemã assumisse o controle total da operação no ano seguinte, em 1980.

Com a nova administração da Volkswagen, veio a segunda grande virada: o encerramento definitivo da produção dos modelos Chrysler.

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No Brasil, a Chrysler chegou a ser controlada pela Volkswagen (Foto: Acervo / TV Foco)

A Volkswagen decidiu descontinuar os Dodges e outros carros da linha Chrysler, substituindo-os por seus próprios veículos, como o Volkswagen Dodge 1800 e Polara.

Por fim, em 1981, a marca Chrysler foi oficialmente extinta no Brasil, dando adeus à história da montadora no país e selando um dos momentos mais marcantes do setor automotivo brasileiro.

Qual a maior montadora do Brasil?

De acordo com a matéria publicada pelo Carros com Camanzi em 26 de junho de 2023, se adotarmos o critério de volume de produção, a Volkswagen se destaca como a maior montadora do Brasil.

Em 2023, a marca alemã atingiu a marca histórica de 25 milhões de veículos produzidos no país, reforçando sua posição de liderança e sendo também a maior exportadora do setor.

Por outro lado, se o critério for o faturamento, dados recentes indicam que a Fiat, integrante do grupo Stellantis, foi a montadora que mais faturou em 2022.

Considerações finais

O caso da Chrysler do Brasil evidencia como grandes mudanças econômicas e estratégicas podem impactar uma montadora. Em suma, os principais fatores que levaram à sua extinção foram:

  • Crise do petróleo em 1973, que encareceu o combustível e reduziu a demanda por carros de alto consumo;
  • Falta de adaptação ao mercado, enquanto concorrentes investiam em modelos mais econômicos;
  • Venda para a Volkswagen em 1979, que selou o destino da Chrysler no Brasil;
  • Encerramento das produções em 1981, marcando o fim de uma era no setor automotivo nacional.

Mesmo com um legado de carros icônicos e uma história marcante, a Chrysler do Brasil não resistiu às mudanças do mercado e acabou desaparecendo das ruas brasileiras.

E você, lembra dos clássicos Dodge rodando por aí? Ouviu histórias dessa época? Sem dúvidas, a montadora marcou um capítulo histórico da indústria automobilística brasileira.

Além disso, confira: “5 novos lançamentos, incluindo SUV de R$100 mil da Volks”

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Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

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