Montadora, tão popular quanto a Chevrolet, teve trágico fim no Brasil após venda à Volkswagen
No Brasil, diversas montadoras cresceram ao longo dos anos, como a Volkswagen e Chevrolet. Porém, nem todas as empresas conseguiram sobreviver por conta de crises financeiras. Neste sábado, 06, iremos recordar da falência de uma gigante.
Estamos falando da Chrysler do Brasil. Fundada em 1967, ela surgiu a partir de uma divisão da americana Chrysler Corporation (atual Stellantis North America).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Chrysler, que já havia montado modelos seus, da Dodge e da Plymouth, durante os anos 50 em regime CKD junto ao Grupo Brasmotor, via no Brasil uma grande oportunidade para a expansão de seus negócios.
Desse modo, a montadora decidiu fechar a aquisição da Simca do Brasil, divisão da francesa Simca. Nos anos seguintes, a empresa lançou modelos memoráveis no mercado, como o Dart SE, o Dart Coupé, o Le Baron, o Magnum e o Charger.
Porém, no ano de 1980, a Volkswagen do Brasil adquiriu todas as ações da Chrysler do Brasil, desligando o controle americano sobre a filial brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano de 1981, a Chrysler encerrou as atividades e continuou apenas na produção de automóveis para o uso rural, até o ano de 1984.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
A empresa concorrente da Chevrolet permaneceu no Brasil até 1981 e continuou apenas na produção de automóveis para o uso rural, até o ano de 1984, de acordo com informações do portal G1.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, em 1998, a Chrysler mais uma vez voltou ao Brasil a negócios e recebeu investimento de 315 milhões de dólares para produzir veículos com capacidade para 40 mil veículos/ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a tentativa foi por água baixo devido ao lançamento da picape Dakota, que não vendeu nem 5 mil unidades.
Desse modo, a baixa resultou na venda da empresa americana para o fundo de investimento Cerberus por US$ 7,4 bilhões.
No ano de 2009, a a Casa Branca declarou falência da montadora devido a uma dívida de US$ 6,9 bilhões, segundo o portal Estadão.
O QUE SIGNIFICA VOLKSWAGEN EM ALEMÃO?
A Volkswagen tornou-se uma das principais marcas desde seus nascimento, que ocorreu no dia 28 de maio de 1937, em Berlim, na Alemanha.
A montadora chegou no Brasil em 1953, mas a primeira fábrica foi inaugurada apenas em 1959.
Mas, poucos sabem que o significado da marca no português é de “carro popular”, segundo o portal Quizz Club.