Adeus

Falência decretada e venda colossal ao Itaú: O fim de uma era com adeus de 2 bancos populares no Brasil

12/01/2024 às 22h24

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
falência e Itaú (Reprodução - Internet)

Dois bancos extremamente populares tiveram fim decretado, um deles foi vendido ao Itaú

O Itapu comprou um e o outro teve fim decretado, assim se deu o fim de uma era dos bancos no Brasil, aterrorizando os clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lista de fatores que podem levar um banco à falência é vasta, contendo possíveis mudanças nas condições da economia, má gestão, comportamento dos clientes, fraudes e mais diversas causas.

Quando um banco enfrenta dificuldades financeiras, os reguladores e as autoridades financeiras podem intervir para tentar evitar o colapso da falência do banco e proteger a estabilidade do sistema financeiro, mas nem sempre é o suficiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Cruzeiro do Sul S.A. foi um banco múltiplo privado brasileiro. Sua falência foi decretada no dia 11 de agosto de 2015.

O Cruzeiro do Sul foi uma instituição financeira brasileira que operou no país por muitas décadas. Fundado em 1989 por Luiz Felippe Indio da Costa, o banco cresceu ao longo dos anos, tornando-se uma das instituições financeiras médias mais conhecidas do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o Cruzeiro do Sul enfrentou sérios problemas e desafios em sua história, que culminaram em sua intervenção e liquidação de falência pelo Banco Central do Brasil em 2015.

Algumas das principais razões para essa intervenção incluíram problemas com a qualidade de ativos, gestão ineficiente e falta de capital para atender aos requisitos regulatórios. A intervenção levou a uma série de questionamentos sobre a supervisão e regulação do setor financeiro no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses eventos destacam a importância da supervisão regulatória adequada e da gestão prudente para a estabilidade do setor financeiro para que outras instituições não sejam levadas à falência.

Segundo informações do site O Globo, a Laspro Consultores, nomeada como administradora judicial da massa falida do banco Cruzeiro do Sul, quer receber cerca de R$ 141,7 milhões de honorárias. Os valores constam em proposta detalhada à Justiça após credores questionarem as bases de cálculo e pedirem esclarecimentos.

O QUE ACONTECEU COM O BANK BOSTON?

Presente no Brasil desde 23 de agosto de 1947, o BankBoston tinha uma atuação dedicada à elite de alta renda. A sua sede era um grande e moderno arranha-céu, com 145 metros de altura e 30 andares que é conhecido como sede do BankBoston, localizado no distrito do Itaim Bibi, na região centro-sul da cidade de São Paulo. Foi concluído em 2002.

Em 1999 houve a fusão do BankBoston e o Fleet Financial Group, dando origem ao FleetBoston Financial, uma instituição que combinava solidez, tradição e modernidade.

Em abril de 2004 houve a fusão entre o Bank of America e o FleetBoston Financial Corporation, instituição controladora do BankBoston.

Em maio de 2006 o Bank of America anunciou um acordo visando a troca dos ativos do BankBoston no Brasil, Chile e Uruguai por ações do Banco Itaú, maior banco privado brasileiro.

Bank Boston
Cruzeiro do Sul
falência
Itaú

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.