Dois bancos extremamente populares tiveram fim decretado, um deles foi vendido ao Itaú
O Itapu comprou um e o outro teve fim decretado, assim se deu o fim de uma era dos bancos no Brasil, aterrorizando os clientes.
A lista de fatores que podem levar um banco à falência é vasta, contendo possíveis mudanças nas condições da economia, má gestão, comportamento dos clientes, fraudes e mais diversas causas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando um banco enfrenta dificuldades financeiras, os reguladores e as autoridades financeiras podem intervir para tentar evitar o colapso da falência do banco e proteger a estabilidade do sistema financeiro, mas nem sempre é o suficiente.
O Banco Cruzeiro do Sul S.A. foi um banco múltiplo privado brasileiro. Sua falência foi decretada no dia 11 de agosto de 2015.
O Cruzeiro do Sul foi uma instituição financeira brasileira que operou no país por muitas décadas. Fundado em 1989 por Luiz Felippe Indio da Costa, o banco cresceu ao longo dos anos, tornando-se uma das instituições financeiras médias mais conhecidas do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o Cruzeiro do Sul enfrentou sérios problemas e desafios em sua história, que culminaram em sua intervenção e liquidação de falência pelo Banco Central do Brasil em 2015.
Algumas das principais razões para essa intervenção incluíram problemas com a qualidade de ativos, gestão ineficiente e falta de capital para atender aos requisitos regulatórios. A intervenção levou a uma série de questionamentos sobre a supervisão e regulação do setor financeiro no Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses eventos destacam a importância da supervisão regulatória adequada e da gestão prudente para a estabilidade do setor financeiro para que outras instituições não sejam levadas à falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do site O Globo, a Laspro Consultores, nomeada como administradora judicial da massa falida do banco Cruzeiro do Sul, quer receber cerca de R$ 141,7 milhões de honorárias. Os valores constam em proposta detalhada à Justiça após credores questionarem as bases de cálculo e pedirem esclarecimentos.
O QUE ACONTECEU COM O BANK BOSTON?
Presente no Brasil desde 23 de agosto de 1947, o BankBoston tinha uma atuação dedicada à elite de alta renda. A sua sede era um grande e moderno arranha-céu, com 145 metros de altura e 30 andares que é conhecido como sede do BankBoston, localizado no distrito do Itaim Bibi, na região centro-sul da cidade de São Paulo. Foi concluído em 2002.
Em 1999 houve a fusão do BankBoston e o Fleet Financial Group, dando origem ao FleetBoston Financial, uma instituição que combinava solidez, tradição e modernidade.
Em abril de 2004 houve a fusão entre o Bank of America e o FleetBoston Financial Corporation, instituição controladora do BankBoston.
Em maio de 2006 o Bank of America anunciou um acordo visando a troca dos ativos do BankBoston no Brasil, Chile e Uruguai por ações do Banco Itaú, maior banco privado brasileiro.