Venda de 250M ao Pão de Açúcar e todas as unidades engolidas: O fim de rede de supermercados nº1 no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
Supermercado gigante é vendido ao Pão de Açúcar e tem todas as suas lojas engolidas (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

Supermercado gigante é vendido ao Pão de Açúcar e tem todas as suas lojas engolidas (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

Relembre a história de um dos supermercados mais importantes e históricos do país, o qual acabou se despedindo após ter suas lojas engolidas pelo Pão de Açúcar

É um fato que o varejo brasileiro presenciou diversas redes de supermercados, antes populares, encerrarem suas atividades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como é o caso do Supermercado Peg-Pag que revolucionou a forma como os brasileiros faziam suas compras.

Apesar de ser considerado o nº1 em referência do setor no país, ele acabou se despedindo após ter suas lojas engolidas por um forte rival: O Grupo Pão de Açúcar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, a partir de informações divulgadas pelo portal Wiki e do Blog Histórias do Varejo, a equipe do TV Foco, especializada em economia, traz todos os detalhes dessa transação e os motivos que culminaram em seu adeus.

Peg-Pag foi uma rede de supermercados famosa no Brasil (Foto: Divulgação)
Peg-Pag foi pioneira em redes de supermercados no país (Foto Reprodução/Internet)

História do Peg-Pag

Raul Borges e Fernando Pacheco de Castro fundaram o Peg-Pag em 23 de dezembro de 1954, na Rua Rego Freitas, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sucesso foi tamanho que a sua expansão ocorreu de forma rápida. Só para ter uma vaga noção, em apenas quatro anos, a rede já contava com oito lojas na capital paulista.

Em outubro de 1958, o Peg-Pag inaugurou duas novas unidades em locais antes ocupados pela Sears Roebuck, demonstrando seu crescimento acelerado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista à Folha da Manhã, concedida em agosto de 1955, Borges declarou que a meta era abrir uma loja Peg-Pag a cada seis meses, objetivo cumprido até o ano de 1958.

Consolidação:

Nos anos 60, o Peg-Pag, já consolidado em São Paulo, iniciou sua jornada pelo Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em março de 1963, o Peg-Pag inaugurou sua primeira loja carioca em Ipanema, expandindo-se rapidamente para os bairros:

Em 1965, o Peg-Pag tornou-se a loja-âncora do Shopping do Méier, considerado o primeiro estabelecimento do gênero no Brasil.

Encarando a concorrência

Contudo, com a ascensão do Pão de Açúcar, seu principal concorrente, Peg-Pag investiu em diferenciais tecnológicos, como circuitos internos de TV, até então inéditos no país.

Além disso, em 1970, a rede foi a primeira do setor a abrir capital nas bolsas de valores de São Paulo e Rio de Janeiro.

Hipermercado Peg-Pag em São José dos Campos (Foto: Reprodução/SJC Antigamente)

Em 1971, o Peg-Pag lançou a memorável campanha “Peggy e Pag” para anunciar seu primeiro hipermercado em São José dos Campos e destacar seus diferenciais, o que impulsionou sua expansão para bairros como Tucuruvi e Pinheiros.

Começo do fim:

Contudo, a partir de 1973, a Souza Cruz adquiriu o Peg-Pag e, com isso, assumiu o controle de suas 36 lojas, o que desencadeou dificuldades financeiras para a rede.

Em apenas cinco anos, o Peg-Pag caiu do quarto para o nono lugar no ranking, acumulando 27 milhões de cruzeiros em prejuízos em 1977.

Em meio à crise, em julho de 1978, o Peg-Pag foi adquirido pelo seu maior concorrente, o Grupo Pão de Açúcar, que aproveitou a oportunidade para expandir seus negócios.

GPA (Foto: Reprodução / Internet)

A compra, de acordo com o portal Wiki, custou aos cofres do Pão de Açúcar o valor de 250 milhões de cruzeiros.

O que aconteceu com a Peg-Pag após a compra do Pão de Açúcar?

Após a aquisição, o Pão de Açúcar gradualmente substituiu a marca Peg-Pag, encerrando a trajetória de uma das redes de supermercados mais inovadoras do Brasil.

Vale dizer que, atualmente, outras redes utilizam o nome da findada, mas sem qualquer relação com a original.

Ao procurar declarações oficiais de ex-executivos da rede, as mesmas não foram encontradas. Porém, apesar do tempo, o espaço ainda continua aberto se desejarem expor a sua versão dos fatos.

Considerações finais:

Em suma, o Supermercado Peg-Pag foi um pioneiro no varejo brasileiro, marcando época com suas inovações e crescimento rápido.

Fundado em 1954, ele se destacou pelo autosserviço, instalações modernas e campanhas publicitárias memoráveis.

No entanto, diante das dificuldades financeiras, a Souza Cruz decidiu vender o Peg-Pag para o Grupo Pão de Açúcar em 1978.

A compra pelo Pão de Açúcar marcou o fim de uma era para a rede, que gradualmente teve suas lojas convertidas para a marca do novo proprietário.

Mas, para saber mais histórias como essa envolvendo grandes nomes do varejo, clique aqui.*

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile