CHOCANTE
Venda do Itaú em país: Decisão cai como bomba e correntistas ficam chocados com atitude do banco
14/06/2023 às 14h19
Itaú Unibanco deve passar por uma venda surpreendente nos próximos meses em país vizinho ao Brasil; saiba qual
Os trâmites de venda do Itaú Unibanco para um dos maiores bancos da Argentina estão cada vez concretizados. O Banco Macro e a empresa brasileira confirmaram que estão prestes a realizar uma transação importante no país vizinho, de acordo com a imprensa estrangeira, na última terça-feira (13).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Itaú Unibanco não teve uma boa aprovação pelos clientes na Argentina, segundo o jornal La Nación. Há 45 anos país, de acordo com o Uol, a instituição não chegava nem no top 10 de maiores bancos.
Ricardo Marino, sócio do Itaú Unibanco e presidente do Conselho Consultivo Itaú Latam, disse em entrevista de 2020 que não fazia sentido atuar em um país em que não estivesse em pelo menos no top 3. “Para sermos líderes, temos que estar entre os 3 primeiros nos diferentes países onde atuamos”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CRISE NO PAÍS
Surpreendentemente, essa negociação com o Banco Macro acontece em meio a uma crise absurda na Argentina, com inflação anual de 108%. Isso significa que muitas outras instituições estrangeiras podem deixar o país nos próximos tempos, em um efeito cascata, como se o mercado argentino fosse de “alto risco” para as empresas.
O jornal La Nación afirma que bancos se sentem ameaçados em meio a um mercado que estão em um risco tão grande. “Nesse sentido, não faltam exemplos recentes de entidades que sofreram algum tipo de perseguição em momentos de crise; as memórias do HSBC e do Citi ainda estão frescas no sistema”, afirma a publicação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANDO O ITAÚ CHEGOU À ARGENTINA?
Em 1979, o Itaú foi para a Argentina para atender empresas brasileiras. Em 1994, começou a atender pessoas físicas através da plataforma Banco del Buen Ayre, adquirida em 1998. Atualmente, a posição da instituição brasileira está em 16º lugar no país vizinho.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Toyota sem chão: Honda arma fusão com rival nº1 para aniquilar concorrentes e paralisa mundo das montadoras
● Salário de R$14 mil e liberação mais aguardada da história: 2 vitórias do INSS são garantidas no fim de 2024
● Falência e esquecimento total: 3 gigantes, nº1 dos shoppings, têm fim catastrófico em SP
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]